(Foto)grafias infantis do cotidiano:

o zoom crianceiro que resiste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.90406

Palavras-chave:

educação das infâncias, fotografia, aprendizagem inventiva

Resumo

O artigo movimenta pensamentos sobre fotografia, infância e aprendizagens inventivas a partir das imagens capturadas por crianças de um Centro de Educação Infantil em Vitória/ES. A pesquisa, tecida em contexto pandêmico, problematiza as enunciações infantis e as imagens produzidas, tomando-as como potência na criação de sentidos para pensar currículos e modos de ser e estar no mundo. Tece fios com os pensamentos de Deleuze, Guattari, Kastrup e Leite, que nos ajudaram a pensar outros modos de aprender e produzir conhecimentos que escapam às lógicas dogmáticas. Trata-se de uma pesquisa cartográfica, realizada em redes de conversações com seis crianças, seus pais e mães, e quatro professoras. As conversações com professoras ocorreram individualmente, e com as crianças de forma coletiva, em encontros virtuais via Google Meet. O convite às famílias foi feito por e-mail, enviado pela coordenação da unidade. As câmeras foram deixadas pelas pesquisadoras nas casas das famílias, compondo com os tempos e afetos de cada casa. As imagens, ao escaparem da lógica da representação, provocaram deslocamentos e fizeram pensar outras formas de aprendizagem para além dos moldes pré-existentes. A fotografia, ao se misturar às experiências infantis, fez vibrar outras formas de estar na escola, criando brechas para composições que escapam ao que está posto e afirmam a diferença. Conclui-se que fotografar não apenas captura instantes, mas cria mundos, expandindo as possibilidades de composição entre crianças, imagens e escola.

 

Biografia do Autor

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

 

 

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

RIBEIRO, Manuela; GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues. (Foto)grafias infantis do cotidiano:: o zoom crianceiro que resiste. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.90406. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/90406. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Infância e Juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes