"Esquerdomacho também tem sentimento":
masculinidade, juventude e diferença no movimento estudantil contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90440Palavras-chave:
masculinidade, juventude, diferença, movimento estudantil, escolaResumo
Busca-se, neste artigo, discutir enunciações sobre as masculinidades em narrativas sobre a participação de jovens estudantes que se identificam com o gênero masculino no Movimento Estudantil do Colégio Pedro II (MECPII). Para problematizar as categorias masculinidade e juventude, o texto fundamenta-se numa perspectiva teórico-política da diferença, com destaque para o diálogo com teorizações de Jacques Derrida e Judith Butler. Além disso, mobiliza a produção de narrativas coletivas no desenvolvimento de grupos de discussão com jovens estudantes-ativistas de dois campi da instituição. Entre os resultados, os jovens estudantes-ativistas enunciaram em suas narrativas as disputas, relações e jogos de poder que atravessavam a participação política deles nos grêmios e suas articulações com os coletivos feminista, negro e LGBTI+. A formação de jovens estudantes-ativistas, que faz parte da história do CPII, trouxe, por meio da pesquisa, novos sujeitos críticos, reflexivos, contraditórios em algumas questões, mas também engajados em ações que reconhecem a importância das mudanças relativas à masculinidade na sociedade contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.