"Esquerdomacho também tem sentimento":

masculinidade, juventude e diferença no movimento estudantil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.90440

Palavras-chave:

masculinidade, juventude, diferença, movimento estudantil, escola

Resumo

Busca-se, neste artigo, discutir enunciações sobre as masculinidades em narrativas sobre a participação de jovens estudantes que se identificam com o gênero masculino no Movimento Estudantil do Colégio Pedro II (MECPII). Para problematizar as categorias masculinidade e juventude, o texto fundamenta-se numa perspectiva teórico-política da diferença, com destaque para o diálogo com teorizações de Jacques Derrida e Judith Butler. Além disso, mobiliza a produção de narrativas coletivas no desenvolvimento de grupos de discussão com jovens estudantes-ativistas de dois campi da instituição. Entre os resultados, os jovens estudantes-ativistas enunciaram em suas narrativas as disputas, relações e jogos de poder que atravessavam a participação política deles nos grêmios e suas articulações com os coletivos feminista, negro e LGBTI+. A formação de jovens estudantes-ativistas, que faz parte da história do CPII, trouxe, por meio da pesquisa, novos sujeitos críticos, reflexivos, contraditórios em algumas questões, mas também engajados em ações que reconhecem a importância das mudanças relativas à masculinidade na sociedade contemporânea.

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

BRITO, Leandro Teofilo de. "Esquerdomacho também tem sentimento":: masculinidade, juventude e diferença no movimento estudantil contemporâneo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.90440. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/90440. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Infância e Juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes