Construção identitária de crianças:
reconhecimento de si e do outro no contexto intercultural e imigratório nas escolas da rede municipal de Boa Vista-RR
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.89431Palavras-chave:
crianças, construção identitária, imigraçãoResumo
Esta escrita objetivou compreender, dentro de uma perspectiva intercultural e de um contexto de imigração, como se dá a construção identitária da criança, a partir de ações de reconhecimento de si e do outro desenvolvidas no ambiente escolar. Realizamos, para tanto, um recorte de uma pesquisa etnográfica, na qual buscamos apresentar os dados de observação e a implementação de uma atividade em duas turmas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Boa Vista/RR. Diante da realização dessa atividade, optamos por analisar algumas categorias estabelecidas a partir da compreensão conceitual de identidade e interculturalidade apresentadas por Hall (2003) e Canclini (2004), sendo elas: Nacionalidade (raça/ etnia/língua) e Gênero e Sexualidade. Consideramos que a questão da identidade da criança não é algo que se constitui isoladamente como já nos apontava Hall (2003), mas evidenciamos que ela é permeada por distintas categorias extremamente complexas no campo da literatura e ainda mais complexas nas especificidades de cada criança. Assim, olhar essas especificidades e a forma como a escola tem reproduzido alguns padrões é necessário.
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