Insurgência das jovens egressas no ensino integrado:
o curso em Agroindústria do IFSP
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90428Palavras-chave:
jovens mulheres, educação profissional e tecnológica, egressasResumo
O presente artigo aborda o contexto divergente de um grupo de jovens mulheres que avançam na formação de uma área de saber que historicamente lhes foi negada. O objetivo foi investigar o processo formativo no contexto da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, quanto às questões de gênero, vivenciadas pelas jovens mulheres egressas do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Médio do IFSP. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo exploratória, por meio da revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário semiestruturado. Como resultados, houve a participação de 63 egressas, de um universo de 197 jovens mulheres. Nota-se que a EPT ao alcançar as mulheres reproduziu um padrão e estereótipo de gênero no âmbito da criação de seus cursos. Atualmente, tem o potencial de ser um lugar de transformação, já que as mulheres são maioria nas matrículas. Contudo, pela pesquisa, ainda enfrentam questões estruturais que perpetuam desigualdades e opressões. Assim, cumpre que os cursos técnicos necessitam agir com práticas que deem condições para as estudantes permanecerem com êxito em seus processos formativos.
Palavras-chave: jovens mulheres; educação profissional e tecnológica; egressas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.