Insurgência das jovens egressas no ensino integrado:

o curso em Agroindústria do IFSP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.90428

Palavras-chave:

jovens mulheres, educação profissional e tecnológica, egressas

Resumo

O presente artigo aborda o contexto divergente de um grupo de jovens mulheres que avançam na formação de uma área de saber que historicamente lhes foi negada. O objetivo foi investigar o processo formativo no contexto da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, quanto às questões de gênero, vivenciadas pelas jovens mulheres egressas do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Médio do IFSP. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo exploratória, por meio da revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário semiestruturado. Como resultados, houve a participação de 63 egressas, de um universo de 197 jovens mulheres. Nota-se que a EPT ao alcançar as mulheres reproduziu um padrão e estereótipo de gênero no âmbito da criação de seus cursos. Atualmente, tem o potencial de ser um lugar de transformação, já que as mulheres são maioria nas matrículas. Contudo, pela pesquisa, ainda enfrentam questões estruturais que perpetuam desigualdades e opressões. Assim, cumpre que os cursos técnicos necessitam agir com práticas que deem condições para as estudantes permanecerem com êxito em seus processos formativos.

Palavras-chave: jovens mulheres; educação profissional e tecnológica; egressas.

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

CRUZ DA SILVA, Adriana; ALVES, Cathia; PALUCCI PANTONI , Rodrigo. Insurgência das jovens egressas no ensino integrado:: o curso em Agroindústria do IFSP. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.90428. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/90428. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Infância e Juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes