Sobre a Revista

A revista SOLETRAS é um periódico eletrônico do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), vinculada ao Departamento de Letras (DEL), da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Com periodicidade quadrimestral, de acesso livre e gratuito, a revista busca incentivar o debate científico nas diversas áreas de conhecimento do programa, além de difundir os resultados de trabalhos inéditos desenvolvidos de professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais, bem como da comunidade científica em geral. Os números são organizados com base no dossiê, com edições que intercalam Estudos Literários e Estudos Linguísticos. Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores doutores, ou, em caso de coautoria, de doutorandos, em parceria com um segundo pesquisador que possua o título de doutor. Todas as submissões passam por avaliação cega por pares (peer review), segundo as normas para contribuições.

 

e-ISSN: 2316-8838 | ISSN: 1519-7778 |  Ano de criação: 2001- impresso, 2012 – eletrônico | Área do conhecimento: Linguística e Literatura  Qualis: A3 – 2017-2020 (Linguística e Literatura) | 

Anúncios

Chamada para artigos Soletras 48 (jan.-abril 2024)

2024-01-23

EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA  

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)  

Kléber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UNB)  

Leketi Makalela, University of the Witwatersrand (WITS)  

Prazo para envio: prorrogado até 30/03/2024

Previsão de publicação: 30 de abril de 2024

 

Saiba mais sobre Chamada para artigos Soletras 48 (jan.-abril 2024)

Edição Atual

n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
					Visualizar n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

Número 47 (set.-dez.2023)

Organização do dossiê:

Andréa Rodrigues (UERJ)

Juciele Pereira Dias (UERJ)

Lucia Teixeira (UFF)

Publicado: 2023-12-31

Apresentação

  • A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

    Andréa Rodrigues, Juciele Pereira Dias, Lucia Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.81138

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica

  • Legado acadêmico de estudos linguísticos em contexto amazônico mato-grossense

    Leandra Ines Seganfredo Santos, Albina Pereira de Pinho
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.76462
  • Fronteira, educação e pesquisa um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023

    Cátia Regina Guidio Alves de Oliveira, Renata A Oliveira, Isis Ribeiro Berger
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80089
  • O discurso da inovação no ensino: uma análise semiótica

    Silvia Maria de SOUSA
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80345
  • No soar do tambor: carimbó em prática educativa

    Laise Barros, Marcos Baltar
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79870
  • “Ao Sul do berço da humanidade”: colonialidade, língua e letramento no ensino de língua portuguesa

    Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79980
  • Educação para pessoas privadas de liberdade: Uma análise de atividades didáticas nas escolas do Tocantins

    Roseli Bitzcof de Moura, Laissy Taynã da Silva Barbosa, Cícero da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79240
  • A voz e a vez dos podcasts na educação linguística em espanhol

    Fabiana de Freitas Batista, Daniela Kanashiro
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80090
  • Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica

    Glenda Cristina Valim de Melo, Karoline dos Santos Silva Silva, Tayene Mendonça Santos
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80168
  • “The book is on the table": sentidos sobre o ensino de língua inglesa na reforma do ensino médio materializados em memes

    Mary Neiva surdi da Luz, IRENE CRISTINA KOHLER, ALÂNA CAPITANIO
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79762
  • Contribuições da BNCC para os livros didáticos de português a abordagem gramatical dos “substantivos”

    ADRIENE DE MELLO, MARIA TERESA TEDESCO VILARDO ABREU
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80144
  • Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

    ADRIANO OLIVEIRA SANTOS, Angela Marina Bravin dos Santos, Wagner Alexandre dos Santos Costa
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79039
  • Questionando o irredutível a fotodenúncia como mecanismo para a leitura crítica do mundo

    Natália Luczkiewicz da Silva, Flávia Colen Meniconi
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79656
  • "Pela conta dos que não contam" a escrita na escola e a crítica ao consenso

    Thomas Massao Fairchild, Natália Moraes Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79512
  • ERA UMA ESCOLA MUITO ENGRAÇADA IMAGENS DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS EM DISSERTAÇÕES DE UM PROGRAMA DE MESTRADO EM REDE NACIONAL

    Luiza Helena Oliveira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80264
  • Arquivos pedagógicos, leitura e escrita: uma proposta para o ensino fundamental.

    Fernanda Cruz de Oliveira Garcia, Andréa Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.81135

Resenhas

  • Encontros com professoras-pesquisadoras: educação, práxis e discurso

    Fernanda Moraes D'Olivo, Milene Maciel Carlos Leite
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80299
  • MURRAY, Roseana & Amorim, William. Balaio de felicidades. Itapira: Estrela Cultural, 2023, p.1-42

    Rafael Santana
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80166
Ver Todas as Edições

Para ler as diretrizes para autores em outro idioma, selecione-o no menu vertical à direita [Idioma].

Please select English on the right side vertical menu [Idioma] in order to read the journal’s guide for authors in this language.

Seleccione Español en el menú vertical derecho [Idioma] para leer la guía de la revista para autores en este idioma.

Pour lire les directives pour les auteurs dans une autre langue, sélectionnez-la dans le menu verticale à droit [langue].


Obrigatoriedade do Registro ORCID

A revista Soletras vem notificar aos autores/coautores que todas as submissões deverão informar os números ORCID de todos os autores/coautores no momento de registro dos dados de autoria,  

Journal Soletras notifies authors/co-authors that all submissions must inform the ORCID numbers of all authors/co-authors at the moment of registration of authorship data.

La revista Soletras notifica a los autores / coautores que todas las presentaciones deben informar el número ORCID de todos los autores / coautores en el momento del registro de los datos de autoría.

La revue SOLETRAS informe les auteurs/coauteurs que toutes les soumissions doivent informer, au moment de l’enregistrement de la titularité des écritures/co-écritures, l'indentifiant ORCID de tous les auteurs/coauteurs.

La rivista Soletras informa gli autori / coautori che tutti i contributi devono informare i numeri ORCID di tutti gli autori / coautori al momento della registrazione dei dati sull'autore.

DOI 10.12957/soletras

Disponível em http://dx.doi.org/10.12957/soletras


Publicação

PPLIN Faculdade de Formação de Professores UERJ

Indexadores

BASE (Bielefeld Academic Search Engine) Gale-Cengage - Database Coverage List Revista SOLETRAS no Diadorim ErihPlus EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliotek JURN Revista SOLETRAS no Latindex Revista SOLETRAS no Periódicos CAPES Find in a library with WorldCat,