Uma análise histórica sobre a variação da língua portuguesa - suas representações e seus usos

Autores

  • Fábio André Cardoso Coelho Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0009-0002-7193-150X
  • Janine Silva Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Educação de Miguel Pereira

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.90188

Resumo

Neste artigo, objetivamos analisar a variação da língua portuguesa, numa perspectiva diacrônica e comparativista, a partir das definições de alguns linguistas e dicionaristas, e apontar alguns usos variacionais. O trabalho está dividido em três partes: a primeira destina-se a um breve panorama do percurso do pensamento linguístico, situando a vertente linguística que nos interessa, em especial, por ter uma estreita relação com o tema em questão: a Sociolinguística; a segunda volta-se para uma abordagem analítico-histórica da variação, destacando as perspectivas de cada autor escolhido em relação ao tema; na terceira, temos um tratamento dado à variação e algumas ocorrências na língua, evidenciando um comportamento linguístico-variacional recente. Para esse estudo, trazemos à luz os registros conceituais de Dubois et al (1973), Mattoso Câmara Jr. (1986), Orlandi (2012), Azeredo (2002; 2018) e outros. De uma forma geral, constatamos que os pesquisadores deixam seus registros, seus conhecimentos acerca da variação e puderam/podem nos auxiliar em pesquisas sobre o assunto em questão.

 

Biografia do Autor

Fábio André Cardoso Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Adjunto de Língua Portuguesa, do Instituto de Letras, da Universidade Federal Fluminense (UFF - 2018). Doutor em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ-2010/2013). Mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ-2005). Tem experiência na área de Letras e outras áreas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, estilística, leitura, produção textual, metodologia de ensino de língua e literaturas, prática de ensino de língua e literaturas e linguística. Professor pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas" (CNPq), liderado pelo Prof. Dr. Cláudio Cezar Henriques (UERJ) e Profa. Dra. Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ), e "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO)" (CNPq), liderado pela Profa. Dra. Vanda Elias (UNIFESP).

Janine Silva, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Educação de Miguel Pereira

Possui Graduação em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001); Mestrado (2012) e Doutorado (2019) em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde 2022, é Pós-doutoranda em Estudos da Linguagem nessa mesma instituição. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Textual (GEPELT) da UFF. Atualmente, é Professora de Português e Redação da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Miguel Pereira (RJ) e na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, onde exerce a função de vice-presidente do Conselho Municipal de Educação. É membro-titular do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), pela Secretaria Municipal de Educação de Miguel Pereira, RJ. Também atua como revisora de textos relacionados a áreas de diferentes campos do conhecimento e como professora de apoio em cursos preparatórios para carreiras militares e demais concursos públicos.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Dossiê 51: Perspectivas históricas nos estudos linguístico-gramaticais