Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. (desde que não ultrapassem 2MB)
-
URLs para as referências foram informadas quando possível.
-
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
-
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Dossiê Soletras 55 (Maio-Ago. 2026): Dossiê Comemorativo – 10 anos do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística
Dossiê Comemorativo – 10 anos do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística
Prof. Dr. Marcos Luiz Wiedemer (UERJ/CNPq/FAPERJ)
Prof. Dr. Paulo César de Oliveira (UERJ/CNPq/FAPERJ)
Prof. Dr. José Sueli de Magalhães (UFU/CAPES)
O Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), vinculado ao Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), celebra, em 2026, uma década de atividades acadêmicas. Para marcar essa trajetória, o presente dossiê temático é voltado à valorização do percurso acadêmico do programa, à consolidação de suas linhas de pesquisa e à projeção de seus caminhos futuros. A proposta tem como finalidade, ainda, contribuir para os processos de avaliação interna e externa, destacando a relevância científica, formativa e social do PPLIN. Este dossiê comemorativo propõe reforçar os eixos formativos e de pesquisa do programa, reunindo contribuições de docentes e discentes que reflitam a diversidade e a solidez dos estudos desenvolvidos ao longo da última década. Pretende-se, com isso, sistematizar parte da produção intelectual vinculada ao PPLIN e apresentar um panorama representativo da atuação de seus pesquisadores.
Dossiê 54 (Jan.-Abril. 2026): Social Justice, Emotions, and Decoloniality in Language Teacher Education
Chamada para publicação de artigos SOLETRAS n. 54 (Jan.-Abril 2026)
Revista SOLETRAS
Prazo final para submissão: 1º de dezembro de 2025
Previsão de publicação: abril de 2026
Organizadores:
Gysele da S. Colombo-Gomes (UERJ)
Luis Javier Pentón Herrera (Universidade VIZJA, Polônia)
Ana Maria F. Barcelos (Universidade Federal de Viçosa, Brasil)
Apresentação do Dossiê:
O chamado por uma formação docente fundamentada na justiça social e em perspectivas decoloniais não é novo, mas ganha urgência renovada diante do avanço do extremismo de direita, do retrocesso democrático e do acirramento de conflitos sociais, culturais e étnicos ao redor do mundo. Nesse cenário, refletir sobre os propósitos e rumos da educação linguística torna-se imperativo. Apesar dos esforços históricos para centrar o ensino de línguas em valores éticos e humanistas, modelos técnicos e baseados na transmissão de conteúdos ainda predominam. Essas abordagens frequentemente ignoram as dimensões socioemocionais, relacionais e políticas do ensino de línguas, reforçando estruturas hierárquicas e excludentes. Reimaginar a formação de professores de línguas sob as lentes da justiça, do cuidado e da decolonialidade significa reconhecer os professores como agentes de transformação. Requer criar espaços que afirmem o envolvimento emocional, a dignidade cultural e a reflexão crítica para docentes e aprendizes. Em resposta às crises contemporâneas, educadores têm promovido abordagens pedagógicas que priorizam a empatia, a cura e a alfabetização emocional, favorecendo ambientes nos quais professores e alunos possam florescer. Este dossiê convida contribuições que explorem o que tem sido feito — ou o que ainda precisa ser feito — para avançar na formação de professores de línguas comprometida com a equidade, o desenvolvimento socioemocional e práticas transformadoras. São bem-vindos estudos, narrativas e reflexões que desafiem paradigmas dominantes, incorporem o pensamento decolonial e coloquem no centro da formação as dimensões emocionais, éticas e políticas do ser professor de línguas hoje.
Temas sugeridos:
• Justiça social na formação docente: abordagens críticas e práticas pedagógicas voltadas à equidade.
• Emoções e cuidado no ensino e aprendizagem de línguas: papel das emoções e das relações humanas e pedagogias do cuidado.
• Reflexividade e pedagogias humanizadoras: práticas reflexivas como eixo da experiência humana no ensino e na aprendizagem.
• Perspectivas decoloniais na formação linguística: desafios e possibilidades para desconstruir paradigmas eurocêntricos.
• Experiências formativas transformadoras: relatos e análises que integrem justiça social, emoções e decolonialidade.
• Políticas públicas e formação docente: impactos das políticas educacionais na promoção da justiça social e valorização das experiências emocionais.
Diretrizes para Submissão
• Prazo final: 1º de dezembro de 2025.
• Previsão de publicação: abril de 2026.
• Idiomas: português, espanhol e inglês.
• Extensão: entre 8 e 25 páginas (incluindo referências e anexos).
• Formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,5 cm.
• Avaliação: os artigos passarão por avaliação por pares (duplo-cega).
• Submissão: exclusivamente pelo sistema da revista SOLETRAS: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras
• Diretrizes completas para autores: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/about/submissions
Obs.: Conforme as normas da revista, serão aceitos apenas textos submetidos por doutores, ou, no caso de coautoria, por doutorandos em parceria com ao menos um(a) coautor(a) doutor(a).
Dossiê 53 (set.-dez. 2025): As práticas de formação de professores de língua e de literatura
Dossiê: 53
As práticas de formação de professores de língua e de literatura
Juciele Pereira Dias (UERJ)
Eden Viana-Martin (Université de Pau et des Pays de l’Adour)
Andréa Rodrigues (UERJ)
Prazo para submissão: 30 de agosto de 2025, com publicação prevista para dezembro de 2025.
Diante dos desafios do ensino-aprendizagem de língua e de literatura que se apresentam aos professores cotidianamente em sala de aula e das formas como a lógica neoliberal do capital, de competitividade, flexibilidade e inseguranças sociais, tem determinado as reformas e políticas públicas da educação no mundo, propomos um número da revista brasileira “Soletras” enquanto um espaço de produção de saberes sobre as práticas de formação de professores na sociedade e na história. Considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação inicial ou continuada, buscamos reunir trabalhos, de diferentes perspectivas teóricas das ciências da linguagem e áreas afins, que discutam e analisem tanto estudos sobre urgências dos processos de formação de professores frente à realidade sócio-histórica e econômica das instituições de educação básica e superior, incluindo as demandas estruturais diversas, quanto resultados de práticas diversas que contribuem para a formação de professores.
Dossiê 52 (maio-ago. 2025): Dossiê 52: Decadentes, Dissidentes e Proscritos no Fin-de-Siècle
SOLETRAS n. 52, maio-ago. 2025
DOSSIÊ: Decadentes, Dissidentes e Proscritos no Fin-de-Siècle.
Organizadores:
Leonardo Mendes (UERJ)
Cesar Braga-Pinto (Northwestern University/EUA)
Entre Naturalistas, Simbolistas e Decadentistas, a literatura produzida entre 1880 e 1930 está povoada de personagens marginalizadas ou automarginalizadas. Excêntricos, extravagantes, pervertidos, esquisitões, misantropos, esses sujeitos ditos proscritos, foram muitas vezes reinventados na forma de seres de exceção ou “Eleitos”. Estigmatizados e patologizados pela criminologia e pela psicologia, eles aparecem na literatura com frequência de forma ambígua, revelando as contradições da modernidade latino-americana. A presença crescente de afrodescendentes nas cidades, por um lado, e a evolução das normas de gênero e sexualidade associadas à emergência da Nova Mulher, por outro, trazem consigo a rejeição à virilidade e a ameaça de feminização do sujeito nacional. A revista convida submissões de trabalhos que de forma interseccional tratem dessa proliferação de subjetividades não normativas e do arquivo constituído por textualidades e todo um novo vocabulário de afetos, espaços, comportamento, subculturas ou estratégias de resistência. É possível perguntar: De que forma a universalidade do erótico se transforma conforme as reconfigurações do gênero e crescente racialização? De que maneira o corpo se torna sujeito ou campo de batalha para a História? De que maneira o discurso do não pertencimento resiste ou justifica a consolidação do sujeito nacional moderno? O dossiê convida para submissões de artigos que desenvolvam essas questões nos contextos ibéricos e ibero-americanos, escritos em português, espanhol ou inglês. Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores doutores, ou, em caso de coautoria, de doutorandos e mestrandos, em parceria com um segundo pesquisador que possua o título de doutor. Todas as submissões passam por avaliação cega por pares (peer review), segundo as normas para contribuições.
Dossiê 48: Epistemologias e praxiologias decoloniais nos estudos de línguas/linguagens e na educação linguística
Organizadores:
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Kléber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UNB)
Leketi Makalela, University of the Witwatersrand (WITS)
Estudos Literários
Nesta seção da Revista SOLETRAS serão aceitos artigos de temática livre que não se encaixam no tema do dossiê, mas contemplam estudos em: Literaturas, Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Crítica Literária, Metodologia e Prática de Ensino de Literatura. Todos estes estudos podem estar vinculados à área de Formação Docente.Estudos Linguísticos
Nesta seção da Revista SOLETRAS serão aceitos artigos de temática livre que não se encaixam no tema do dossiê, mas contemplam estudos nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Latina e Filologia. Estes estudos podem estar vinculados à área de Formação Docente.Ensino
Nesta seção da Revista SOLETRAS serão aceitos artigos de temática livre que não se encaixam no tema do dossiê, mas contemplam estudos em: Literaturas, Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Crítica Literária, Metodologia e Prática de Ensino de Literatura. Todos estes estudos podem estar vinculados à área de Formação Docente.Dossiê: Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto
Somente serão aceitos textos de doutores ou doutorandos, desde que em coautoria com um doutor.Declaração de Direito Autoral
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.