Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. (desde que não ultrapassem 2MB)

     

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

     

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

     

Diretrizes para Autores

1. Informações gerais

 

A revista Soletras publica, em edições online, quadrimestrais, trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, com titulação mínima de doutor, e de doutorandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. Os números regulares são organizados com base no dossiê, com edições que intercalam Estudos Literários e Estudos Linguísticos. A revista publica artigos e resenhas vinculados a todas as áreas de conhecimento do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística – PPLIN (Estudos Linguísticos/ Estudos Literários).

 

A contribuição dos artigos deve ser original e inédita e não pode ser avaliada simultaneamente para publicação por outra revista. As resenhas devem referir-se somente a obras recentemente publicadas: no Brasil, nos dois últimos anos e, no exterior, nos três últimos anos.

 

Os trabalhos podem ser redigidos em português, francês, inglês ou espanhol. Para artigos escritos em português, precedem obrigatoriamente o texto Título, Resumo e Palavras-chave, seguidos de Title, Abstract e Keywords. Para artigos escritos em inglês, francês ou espanhol, Título, Resumo Palavras-chave que precedem o texto principal devem ser escritos no idioma do artigo, seguidos obrigatoriamente de Título, Resumo e Palavras-chave em português.

Trabalhos fora das normas não serão submetidos à avaliação.

Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

2. Apresentação dos trabalhos

Encaminhamento: O(s) autor(es) deve(m) realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”. Após seguir essas etapas, deve(m) ir para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o 

processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, respeitando os cinco passos:

1 - Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está(ão) de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos;

2 - Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome, e-mail, instituição, resumo da biografia com a titulação completa do(s) autor(es), título e resumo;

3 - Transferência de manuscritos: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

4 - Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice do texto principal ou como anexo a ele, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si;

5 - Confirmação: concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos descritos, o(s) autor(es) deve(m) aguardar o e-mail do editor. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores pelo Conselho Editorial ou pelos editores da revista.

3. Preparação dos originais

3.1. Apresentação

A preparação do texto deve obedecer aos seguintes parâmetros: Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 no corpo do texto, adentramento 1,25cm para assinalar início de parágrafo, papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), margens esquerda e superior 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm e extensão mínima de 12 e máxima de 25 páginas, modo justificado, incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices. Deve ser submetida versão do trabalho sem identificação de nome e a filiação do(s) autor(es).

3.2. Estrutura do trabalho

Para elaboração do artigo, o(s) autor(es) deve(m) obedecer à seguinte sequência:

Título: o título do artigo deve aparecer, tamanho 14. em caixa baixa, somente a primeira letra em maiúscula, em negrito, centralizado no alto da primeira página, em espaçamento simples;

Resumo: duas linhas após o título virá o Resumo, de, no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 200, fonte tamanho 11, contendo tema do artigo, objetivos, referencial teórico, resultados obtidos e conclusão, sem adentramento e em espaçamento simples, seguido de três a cinco Palavras-chave, separadas por ponto, em caixa baixa, espaçamento simples, na segunda linha depois da palavra Resumo.

Título do artigo em inglês: para artigos redigidos em português, francês ou espanhol, insere-se o título em inglês duas linhas após as Palavras-chave, em espaçamento simples, em negrito, caixa baixa, com a primeira letra maiúscula;

Abstract: versão do resumo, em inglês (para artigos redigidos em português, francês, espanhol), precedida da palavra Abstract, em caixa baixa, tamanho 11, em espaçamento simples, na segunda linha depois do título do artigo em inglês;

Keywords: versão das Palavras-chave, em inglês (para artigos redigidos em português, francês, espanhol), precedida da expressão Keywords, em caixa baixa, espaçamento simples, tamanho 11, na segunda linha depois do Abstract;

OBS.: Os artigos redigidos em inglês devem inserir a versão em português do título, do Resumo e das Palavras-chave.

Texto: o corpo do texto inicia-se na segunda linha abaixo das Palavras-chave, espaçamento um e meio;

Subtítulos: os Subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho, referenciados a critério do(s) autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, com dois espaços de 1,5 depois do texto que os precede e um espaço 1,5 antes do texto que os segue;

Referências: sob o subtítulo Referências, em caixa baixa, alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser listadas as referências em ordem alfabética e cronológica, indicando-se todas as obras citadas no corpo do texto, separadas por espaço simples, na segunda linha após o texto, sem adentramento. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023 da ABNT.

Não colocar espaço entre parágrafos no corpo do texto.

3.3. Citação no texto

Para citação com mais de três linhas, todo o texto deverá ser deslocado em bloco com adentramento de 4 cm, com fonte tamanho 11, sem aspas ou itálico, com espaçamento simples e espaço de 2 linhas antes e depois do texto.

Citação com menos de três linhas deve ser inserida no texto corrente, usando-se aspas. Nomes e/ou sobrenomes de autores citados no corrente texto devem figurar em fonte normal; sobrenomes citados entre parênteses devem figurar em CAIXA ALTA. Toda citação deve indicar autor, ano e número da página entre vírgulas.

3.4. Notas

Devem ser posicionadas no rodapé da página em que é feita a chamada. No corpo do texto, as notas devem ser numeradas sequencialmente, com o número sobrescrito após qualquer pontuação.

3.5. Ilustrações

As ilustrações (tabelas, fotos, gráficos etc.) devem apresentar as respectivas legendas numeradas, indicando-se, no texto, sua localização. Na hipótese de ilustrações já publicadas, a fonte deverá ser mencionada, respeitando as regras de direitos autorais.

3.6. Tabelas e quadros

O título de tabelas insere-se na parte superior, centralizado, iniciado pela expressão Tabela 1 em negrito, seguido por hífen e pelo título sem destaque, na mesma fonte e tamanho do corpo 

corpo do texto; o título de IlustraçõesQuadros deve ser apresentado na parte inferior, alinhado à esquerda. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos; caso seja necessário especificar a fonte de dados, esta deve ser colocada abaixo da tabela ou do quadro, alinhada à esquerda.

3.7. Anexos ou Apêndices

Quando imprescindíveis à compreensão do texto, e dentro do limite das 25 páginas do artigo, Anexos ou Apêndices, seguindo a formatação dos subtítulos, devem ser incluídos no final do artigo, após as referências.

4. Formato da resenha

A resenha deve conter, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 14, espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave.

O(s) nome(s) do(s) autor(es) da resenha, em corpo 12, deve(m) vir na segunda linha abaixo da referência da obra resenhada, precedido(s) pela expressão “Resenhado por [nome(s) do(s) autor(es)]”, seguida de nota de rodapé contendo as seguintes informações: sigla e nome por extenso da instituição a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s) e E-mail opcional.

O texto da resenha deve vir na segunda linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) em Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5.

A configuração da página é a seguinte: tamanho do papel: A4 (21,0x 29,7 cm); margens esquerda e superior 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm; extensão mínima de 4 e máxima de 8 páginas, incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices; adentramento: 1,25cm para assinalar início de parágrafo; espaçamento: 1,5.

Dossiê Soletras 55 (Maio-Ago. 2026): Dossiê Comemorativo – 10 anos do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística

Dossiê Comemorativo – 10 anos do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística

 

Prof. Dr. Marcos Luiz Wiedemer (UERJ/CNPq/FAPERJ)

Prof. Dr. Paulo César de Oliveira (UERJ/CNPq/FAPERJ)

Prof. Dr. José Sueli de Magalhães (UFU/CAPES)

 

O Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), vinculado ao Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), celebra, em 2026, uma década de atividades acadêmicas. Para marcar essa trajetória, o presente dossiê temático é voltado à valorização do percurso acadêmico do programa, à consolidação de suas linhas de pesquisa e à projeção de seus caminhos futuros. A proposta tem como finalidade, ainda, contribuir para os processos de avaliação interna e externa, destacando a relevância científica, formativa e social do PPLIN. Este dossiê comemorativo propõe reforçar os eixos formativos e de pesquisa do programa, reunindo contribuições de docentes e discentes que reflitam a diversidade e a solidez dos estudos desenvolvidos ao longo da última década. Pretende-se, com isso, sistematizar parte da produção intelectual vinculada ao PPLIN e apresentar um panorama representativo da atuação de seus pesquisadores.

Dossiê 54 (Jan.-Abril. 2026): Social Justice, Emotions, and Decoloniality in Language Teacher Education

Chamada para publicação de artigos SOLETRAS n. 54 (Jan.-Abril 2026)

Revista SOLETRAS
Prazo final para submissão: 1º de dezembro de 2025
Previsão de publicação: abril de 2026


Organizadores:
Gysele da S. Colombo-Gomes (UERJ)
Luis Javier Pentón Herrera (Universidade VIZJA, Polônia)
Ana Maria F. Barcelos (Universidade Federal de Viçosa, Brasil)


Apresentação do Dossiê:
O chamado por uma formação docente fundamentada na justiça social e em perspectivas decoloniais não é novo, mas ganha urgência renovada diante do avanço do extremismo de direita, do retrocesso democrático e do acirramento de conflitos sociais, culturais e étnicos ao redor do mundo. Nesse cenário, refletir sobre os propósitos e rumos da educação linguística torna-se imperativo. Apesar dos esforços históricos para centrar o ensino de línguas em valores éticos e humanistas, modelos técnicos e baseados na transmissão de conteúdos ainda predominam. Essas abordagens frequentemente ignoram as dimensões socioemocionais, relacionais e políticas do ensino de línguas, reforçando estruturas hierárquicas e excludentes. Reimaginar a formação de professores de línguas sob as lentes da justiça, do cuidado e da decolonialidade significa reconhecer os professores como agentes de transformação. Requer criar espaços que afirmem o envolvimento emocional, a dignidade cultural e a reflexão crítica para docentes e aprendizes. Em resposta às crises contemporâneas, educadores têm promovido abordagens pedagógicas que priorizam a empatia, a cura e a alfabetização emocional, favorecendo ambientes nos quais professores e alunos possam florescer. Este dossiê convida contribuições que explorem o que tem sido feito — ou o que ainda precisa ser feito — para avançar na formação de professores de línguas comprometida com a equidade, o desenvolvimento socioemocional e práticas transformadoras. São bem-vindos estudos, narrativas e reflexões que desafiem paradigmas dominantes, incorporem o pensamento decolonial e coloquem no centro da formação as dimensões emocionais, éticas e políticas do ser professor de línguas hoje.


Temas sugeridos:

•  Justiça social na formação docente: abordagens críticas e práticas pedagógicas voltadas à equidade.
• Emoções e cuidado no ensino e aprendizagem de línguas: papel das emoções e das relações humanas e pedagogias do cuidado.
• Reflexividade e pedagogias humanizadoras: práticas reflexivas como eixo da experiência humana no ensino e na aprendizagem.

• Perspectivas decoloniais na formação linguística: desafios e possibilidades para desconstruir paradigmas eurocêntricos.
•  Experiências formativas transformadoras: relatos e análises que integrem justiça social, emoções e decolonialidade.
•  Políticas públicas e formação docente: impactos das políticas educacionais na promoção da justiça social e valorização das experiências emocionais.

Diretrizes para Submissão
•  Prazo final: 1º de dezembro de 2025.
• Previsão de publicação: abril de 2026.
• Idiomas: português, espanhol e inglês.
• Extensão: entre 8 e 25 páginas (incluindo referências e anexos).
•  Formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,5 cm.
• Avaliação: os artigos passarão por avaliação por pares (duplo-cega).
• Submissão: exclusivamente pelo sistema da revista SOLETRAS: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras
• Diretrizes completas para autores: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/about/submissions
Obs.: Conforme as normas da revista, serão aceitos apenas textos submetidos por doutores, ou, no caso de coautoria, por doutorandos em parceria com ao menos um(a) coautor(a) doutor(a).

Dossiê 53 (set.-dez. 2025): As práticas de formação de professores de língua e de literatura

Dossiê: 53

As práticas de formação de professores de língua e de literatura

Juciele Pereira Dias (UERJ)

Eden Viana-Martin (Université de Pau et des Pays de l’Adour)

Andréa Rodrigues (UERJ)

 

Prazo para submissão: 30 de agosto de 2025, com publicação prevista para dezembro de 2025.

 

Diante dos desafios do ensino-aprendizagem de língua e de literatura que se apresentam aos professores cotidianamente em sala de aula e das formas como a lógica neoliberal do capital, de competitividade, flexibilidade e inseguranças sociais, tem determinado as reformas e políticas públicas da educação no mundo, propomos um número da revista brasileira “Soletras” enquanto um espaço de produção de saberes sobre as práticas de formação de professores na sociedade e na história. Considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação inicial ou continuada, buscamos reunir trabalhos, de diferentes perspectivas teóricas das ciências da linguagem e áreas afins, que discutam e analisem tanto estudos sobre urgências dos processos de formação de professores frente à realidade sócio-histórica e econômica das instituições de educação básica e superior, incluindo as demandas estruturais diversas, quanto resultados de práticas diversas que contribuem para a formação de professores.

 

Dossiê 52 (maio-ago. 2025): Dossiê 52: Decadentes, Dissidentes e Proscritos no Fin-de-Siècle

SOLETRAS n. 52, maio-ago. 2025

 

DOSSIÊ: Decadentes, Dissidentes e Proscritos no Fin-de-Siècle.

 

Organizadores:

 

Leonardo Mendes (UERJ)

Cesar Braga-Pinto (Northwestern University/EUA)



Entre Naturalistas, Simbolistas e Decadentistas, a literatura produzida entre 1880 e 1930 está povoada de personagens marginalizadas ou automarginalizadas. Excêntricos, extravagantes, pervertidos, esquisitões, misantropos, esses sujeitos ditos proscritos, foram muitas vezes reinventados na forma de seres de exceção ou “Eleitos”. Estigmatizados e patologizados pela criminologia e pela psicologia, eles aparecem na literatura com frequência de forma ambígua, revelando as contradições da modernidade latino-americana. A presença crescente de afrodescendentes nas cidades, por um lado, e a evolução das normas de gênero e sexualidade associadas à emergência da Nova Mulher, por outro, trazem consigo a rejeição à virilidade e a ameaça de feminização do sujeito nacional. A revista convida submissões de trabalhos que de forma interseccional tratem dessa proliferação de subjetividades não normativas e do arquivo constituído por textualidades e todo um novo vocabulário de afetos, espaços, comportamento, subculturas ou estratégias de resistência. É possível perguntar: De que forma a universalidade do erótico se transforma conforme as reconfigurações do gênero e crescente racialização? De que maneira o corpo se torna sujeito ou campo de batalha para a História? De que maneira o discurso do não pertencimento resiste ou justifica a consolidação do sujeito nacional moderno? O dossiê convida para submissões de artigos que desenvolvam essas questões nos contextos ibéricos e ibero-americanos, escritos em português, espanhol ou inglês. Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores doutores, ou, em caso de coautoria, de doutorandos e mestrandos, em parceria com um segundo pesquisador que possua o título de doutor. Todas as submissões passam por avaliação cega por pares (peer review), segundo as normas para contribuições.

 

Dossiê 48: Epistemologias e praxiologias decoloniais nos estudos de línguas/linguagens e na educação linguística

Organizadores:

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)  

Kléber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UNB)  

Leketi Makalela, University of the Witwatersrand (WITS)  

Estudos Literários

Nesta seção da Revista SOLETRAS serão aceitos artigos de temática livre que não se encaixam no tema do dossiê, mas contemplam estudos em: Literaturas, Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Crítica Literária, Metodologia e Prática de Ensino de Literatura. Todos estes estudos podem estar vinculados à área de Formação Docente.

Estudos Linguísticos

Nesta seção da Revista SOLETRAS serão aceitos artigos de temática livre que não se encaixam no tema do dossiê, mas contemplam estudos nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Latina e Filologia. Estes estudos podem estar vinculados à área de Formação Docente.

Ensino

Nesta seção da Revista SOLETRAS serão aceitos artigos de temática livre que não se encaixam no tema do dossiê, mas contemplam estudos em: Literaturas, Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Crítica Literária, Metodologia e Prática de Ensino de Literatura. Todos estes estudos podem estar vinculados à área de Formação Docente.

Dossiê: Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto

Somente serão aceitos textos de doutores ou doutorandos, desde que em coautoria com um doutor.

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