Anúncios

Etapas para submissão de artigos

Após a formatação dos artigos de acordo com as normas da Revista Soletras, o autor deve seguir os seguintes passos:

1. Entrar no site: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras

2. No menu, acessar 'cadastro'

3. Preencher com os dados solicitados

4. No final da página, clicar em 'cadastrar'.

5. Entrar com seu login e senha

6. Na página do usuário, acessar "Autor" (sua função)

7. Iniciar os 5 passos para submissão conforme descritos.

 

Steps for submission

The author must format the paper according to SOLETRAS guidelines. After that, he needs to follow these steps:

1. In the site http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras

2. In the menu, access ' register '

3. Fill in the requested data

4. At the end of the page, click on ' register '.

5. Enter your login and password

6. On the user page, access "author"

7. Start the 5 steps for submission as described.


Étapes pour soumettre des articles

Après avoir formaté les articles conformément aux normes du magazine Soletras, l'auteur doit suivre les étapes suivantes:

1. Se connecter au site: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras

2. Au Menu Principal, cliquer sur 'inscription'

3. Remplisser les données démandées

4. À la fin de la page, cliquer sur 's’inscrire'.

5.  Entrer avec nom d’utilisateur et mot de passe

6. Sur la page utilisateur, accédez à "Auteur" (votre rôle).

7. Commencer les 5 étapes pour la soumission comme décrit.

 

Pasos para enviar artículos

Después de formatear los artículos de acuerdo con las reglas de Revista Soletras, el autor debe seguir los siguientes pasos:

1. Ingrese al sitio web: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras

2. En el menú, acceda a 'registro'

3. Rellene los datos solicitados

4. Al final de la página, haga clic en 'registrarse'.

5. Ingrese su nombre de usuario y contraseña

6. En la página del usuario, acceda a "Autor" (su rol)

7. Inicie los 5 pasos de envío como se describe.

 

  • Chamada para publicação de artigos SOLETRAS n. 47 (set.-dez. 2023)

    2023-07-20

    A Revista Soletras divulga a chamada para o número 47, 2023.3

    Dossiê:

    A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

    Organização: Andréa Rodrigues (UERJ), Juciele Pereira Dias (UERJ), Lucia Teixeira (UFF/UERJ)

    Prazo para envio de artigos e resenhas: 10/11/2023

    O objetivo geral deste dossiê é apresentar pesquisas sobre o funcionamento das linguagens, das línguas e dos discursos em sua articulação com a educação básica, avaliando possíveis contribuições mas também limites e impasses dessa interface. São reconhecidas as influências da linguística e dos estudos de linguagem de modo geral na preparação de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) ou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deslocaram o foco do ensino de língua da gramática classificatória para uma proposta ligada à língua em uso e à leitura e produção de textos. Projetos de pesquisa e de extensão vêm desenvolvendo materiais didáticos ou produzindo tecnologias digitais voltadas para o ensino de línguas e a compreensão do papel das linguagens na vida social. Como essas contribuições se fazem presentes na educação básica e de que modo determinam as práticas do professor, na concepção dos currículos, no planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações pedagógicas? De que forma a comunicação contemporânea, marcada pelas mediações tecnológicas, a velocidade, o acúmulo e a variedade de linguagens é significada na escola? Como a produção acadêmica das universidades dialoga com a educação básica e como incorporar as práticas cotidianas escolares ao ensino-pesquisa-extensão universitário? Essas e outras perguntas suscitadas pelo tema do dossiê podem ser abordadas em artigos que desenvolvam, entre outros, os seguintes tópicos, sob diferentes perspectivas teóricas:análise de documentos oficiais voltados para o ensino de línguas e linguagens;produção e avaliação de materiais didáticos;tecnologias digitais e ensino de línguas; práticas discursivas de oralidade, leitura e escrita na escola.

    Previsão de publicação: dezembro de 2023

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos SOLETRAS n. 47 (set.-dez. 2023)
  • Chamada para artigos SOLETRAS n. 46 (maio-ago. 2023)- PRORROGADA ATÉ 10/04/23

    2022-08-31

    A Revista Soletras divulga chamada para o número 46

    Dossiê 46: Literatura  em campo expandido: práticas intermidiáticas de criação literária e artística no mundo contemporâneo

    Organização: Alex Martoni (UFJF), Maria Cristina Cardoso Ribas (UERJ), Thaís Flores Nogueira Diniz (UFMG)

    Data limite para submissão: 31 de março de 2023

    A emergência de novos meios técnicos de registro, processamento e transmissão de palavras, sons e imagens nas últimas décadas implicou uma profunda expansão das formas de narratividade e produção poética. Nesse contexto, linguagens, meios e formas de expressão próprias a diferentes domínios artísticos e midiáticos passaram a constituir um campo de permanente negociação entre processos de tradução, adaptação, migração, apropriação e hibridismo. No que diz respeito, particularmente, à literatura, as distintas formas de mediação à qual ela está sujeita (página impressa, tela, som, imagem e corpo) vêm constituindo novos horizontes de reflexão teórico-crítica em consonância com a ampliação vertiginosa de experiências intermidiáticas na produção literária contemporânea, como a inserção de fotografias e documentos na página impressa, a experimentação verbivocovisual no âmbito da tela, as interseções entre poesia, voz e performance, e o aspecto transcultural das adaptações literárias para o cinema e os quadrinhos, sem esquecer as fortes implicações deste mosaico composicional nos processos de apropriação, releitura e reescritura. Partindo da noção de que a ação comunicativa ocorre por meio de dispositivos que misturam mídias (BRUHN, 2020), os estudos de intermidialidade se apresentam, contemporaneamente, como um campo produtivo para se compreender a configuração e os efeitos deste consórcio entre campos e objetos, seja em sua interface com os estudos interartes (CLÜVER, 2019), em sua perspectiva arqueológica (MÜLLER, 2020) ou em seu cruzamento com os estudos de multimodalidade e semiótica social (ELLESTRÖM, 2021). A teórica alemã Irina Rajewsky (2012) propõe, para a abordagem literária da intermidialidade, três categorias voltadas à identificação dessas diferentes configurações e qualidades intermidiáticas específicas: a transposição, que consiste na transformação de um produto de mídia em outro, como ocorre, por exemplo, nas adaptações; a combinação, em que diferentes formas midiáticas convivem, como na ópera, no teatro e nas instalações artísticas; e as referências, em que se evocam, imitam, recriam ou tematizam elementos constitutivos de outras mídias. Dentro dessa perspectiva, o presente dossiê tem por objetivo fazer um mapeamento das diferentes práticas de criação literárias e artísticas no mundo contemporâneo, colocando em relevo os processos intermidiáticos que lhes impõem diferentes configurações qualitativas, bem como seus efeitos no plano da produção de sentidos.

    Saiba mais sobre Chamada para artigos SOLETRAS n. 46 (maio-ago. 2023)- PRORROGADA ATÉ 10/04/23
  • Chamada para artigos SOLETRAS n. 45 (jan.-abr. 2023) - PRORROGADA ATÉ 15 DE FEVEREIRO

    2022-08-31

    A Revista Soletras divulga chamada para o número 45

    Dossiê 45: Gramática de Construções Baseada no Uso (jan.-abr. 2023)

    Organização: Augusto Soares da Silva (UCP-PT), Diogo Oliveira R. Pinheiro (UFRJ), Roberto Freitas Jr. (UFRJ)

    Data limite para submissão: 15 de fevereiro de 2023

    A Gramática de Construções Baseada no Uso (GOLDBERG, 2006; HILPERT, 2014; PEREK, 2015; BYBEE, 2008, 2010), doravante GCBU, é um quadroteórico definido tanto por uma posição relativaàarquiteturada gramática quanto por uma visão acerca darelação entre conhecimento e uso. Para a GCBU, a gramática consiste em uma rede de pareamentos de forma/sentido (isto é, construções) organizados entre si por diferentes tipos de links,os quais refletemmúltiplas motivaçõesformais e/ou funcionais. Ademais, a GCBU defende quea emergência da gramática resulta da experiência do falante com o uso da língua e da atuação de Processos Cognitivos de Domínio Geral (BYBEE, 2010).Nesse sentido, a gramática é concebida como um sistema intrinsecamente emergentee sujeito a modificações estruturais e funcionais ao longo de todo o desenvolvimento ontogenético do falante. O objetivo deste dossiê é reunir estudos que, à luz do quadro teórico da GCBU, propiciem discussões sobre a natureza da representação gramatical. Em particular, acolhem-se tantoestudos descritivossobre construções (ou famílias de construções) particulares, quanto artigos voltados para um amplo leque de problemas teóricos e aplicados, como, por exemplo, aquisição de L1 ou de L2, tradução e ensino de línguas.

    Saiba mais sobre Chamada para artigos SOLETRAS n. 45 (jan.-abr. 2023) - PRORROGADA ATÉ 15 DE FEVEREIRO
  • Chamada para artigos SOLETRAS n. 43 2022.1 - Prorrogada até 30/01/22

    2021-05-26

    A Revista Soletras divulga a chamada para o número 43, 2022.1

    Dossíê: Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital

    Organização: Bruno Deusdará (UERJ), Roberto Leiser Baronas (UFSCar) e Alejandra J. Josiowicz (UERJ).

    Data limite para a submiissão: 10 de janeiro de 2022

    Neste dossiê, acolhemos reflexões e análises em torno da produção/circulação em ambiente digital de discursos de ódio, bem como de práticas discursivas de resistência ao ódio e à intolerância. As análises poderão se fundamentar nas diversas abordagens dos estudos discursivos, bem como em perspectivas de natureza transdisciplinar. O objetivo primeiro desta proposta é trazer para o centro do debate os discursos de ódio que circulam no ambiente digital e que verticalizam as relações de poder, instaurando supostas supremacias dos mesmos sobre os diferentes. Também acolhemos análises dos modos pelos quais as práticas discursivas de resistência à intolerância e ao ódio, formas de ativismo e de denúncia da discriminação e da violência de gênero, etnicidade, raça e nacionalidade são capazes de criar linhagens, alianças, memórias, cânones alternativos e contra-pedagogias digitais.

    Saiba mais sobre Chamada para artigos SOLETRAS n. 43 2022.1 - Prorrogada até 30/01/22
  • Chamada para artigos SOLETRAS n. 42 2021.2 -Prorrogada até 20 de maio

    2020-04-21

    Organizadoras: Maria de Fátima Fernandes – Universidade Pública de Cabo Verde (UNICV); Norma Sueli Rosa Lima – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Simone Caputo Gomes – Universidade de São Paulo (USP)

    Dossiê:  Sentir-se/estar apartado, estabelecer elos: tendências insulares na literatura de Cabo Verde

    Prazo para a submissão de textos: 1 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2021

     

    Saiba mais sobre Chamada para artigos SOLETRAS n. 42 2021.2 -Prorrogada até 20 de maio
  • Chamada para artigos SOLETRAS n. 41 2021.1

    2020-04-17

    Chamada para artigos n. 41 SOLETRAS 2021.1

    Editoras: Mariângela Rios (UFF- FFP/UERJ); Hanna Batoréo (Universidade Aberta/ Universidade Nova de Lisboa); Milena Aguiar (UERJ)

    Dossiê: Funcionalismo e Cognitivismo: o viés cognitivista da gramática funcional

    O objetivo deste dossiê é acolher ensaios e artigos que resultem de pesquisas voltadas para:

    Relações entre mecanismos funcionais e processos cognitivos de domínio geral na linguagem. O papel da metáfora e da metonímia para a convencionalização dos usos linguísticos. Motivações cognitivas, semânticas e pragmáticas na regularização da língua. Neoanálise e analogização como mecanismos de mudança linguística. Categorias gramaticais em perspectiva gradiente. Funcionalismo e abordagem construcional da gramática.

    Prazo para a submissão de textos: 1 de  maio a 20 de novembro.

    Saiba mais sobre Chamada para artigos SOLETRAS n. 41 2021.1
  • Chamada para artigos SOLETRAS n. 40 2020.2 - Encerrada em 15/06

    2019-07-12

    Organizadores: Fernando Monteiro de Barros (UERJ), Irineu E. Jones Corrêa (FBN), Maria Cristina Cardoso Ribas (UERJ) e Orna Messer Levin (UNICAMP).

    Dossiê: Periódicos & Literatura

    Desde o século XIX, revistas e jornais tiveram suas páginas ocupadas por textos literários, críticas, divulgação e debate de conceitos e propostas estéticas, articulação de grupos e seus contrários, no gradativo processo de consolidação da mídia periódica impressa e na respectiva constituição do campo literário no Ocidente. Fossem improvisados ou profissionalmente produzidos, representassem facções políticas e grupos estético-artísticos ou fizessem divulgação de notícias gerais e variedades, não eram poucos os periódicos que indicavam algum tipo de relação mais específica com o literário já em seus títulos e em suas pautas. Quando a imprensa de cunho empresarial se estabeleceu, as páginas e os cadernos de literatura e de cultura passaram a significar marca de qualidade, sinalizando a importância que o assunto já adquirira na comunidade letrada,em processo de ampliação, dinâmica que perdurou até o final do século XX. A informaçãoacumulada em periódicos, marcada pela efemeridade - produzida para logo ser substituída por aquela que formaria a edição seguinte da publicação -, transformou-se em enorme massa de registro documental com características de originalidade ímpar, um acervo imprescindível de memória, uma fonte preciosa para os estudos literários. O objetivo desse dossiê é acolher ensaios e artigos que resultem de pesquisas voltadas para as relações entre periódicos e literatura, em seus diferentes aspectos, nos séculos XIX e XX, a partir de um quadro teórico articulado na confluência de estudos sobre a história cultural e literária, considerando uma espécie de civilização do jornal, comum aos dois lados do Atlântico, sem esquecer as tensões e conflitos entre os acontecimentos e movimentos nos diversos grupos dos diferentes países.

    Prazo para a submissão de textos: chamada prorrogada até 15  de junho de 2020.

     

    Saiba mais sobre Chamada para artigos SOLETRAS n. 40 2020.2 - Encerrada em 15/06
  • Chamada para artigos SOLETRAS n.39 2020.1

    2019-03-05

    Organizadores: Victória Wilson (UERJ) e Fernando Afonso de Almeida(UFF)

    Dossiê: Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto

    O dossiê  propõe o estudo de  momentos interacionais – sejam eles presenciais, virtuais ou representados pela ficção – marcados pelo surgimento de “acidentes” ou obstáculos que põem em risco o sucesso da interação; momentos esses que solicitam dos participantes um esforço de negociação em relação a seus respectivos lugares, propósitos e imagens, como tentativa de restabelecer algum nível de harmonia na interação. Serão aceitos estudos na área da Pragmática e da Sociolinguística Interacional que procurem analisar, à luz de conceitos pertinentes à área, como (in)civilidade, (in)tolerância, (im)polidez, negociação, situações em que ocorrem conflitos, confrontos, gafes, mal-entendidos ou outros “engasgos”.

    Data limite para submissão dos artigos: 30 de novembro de 2019.

     

    Saiba mais sobre Chamada para artigos SOLETRAS n.39 2020.1
  • Chamada para artigos SOLETRAS n. 38 2019.2

    2018-09-11

    Chamada para publicação revista Soletras, n. 38, julho- dezembro de 2019 (Qualis B1)

    Organizadores: Luiz Manoel da Silva  Oliveira (UFSJ), Maria Aparecida Rodrigues Fontes (Università degli Studi di Padova) e Shirley de Souza Gomes Carreira (UERJ)  

    Dossiê: Poéticas em trânsito: espaços, deslocamentos e temporalidades múltiplas

    Prazo para submissão dos textos: até 17/06/2019.

     

    Saiba mais sobre Chamada para artigos SOLETRAS n. 38 2019.2
  • Chamada para artigos SOLETRAS n. 37 2019.1

    2018-06-17
    Chamada para artigos Soletras 37 - Janeiro-Junho de 2019.

    Dossiê: Novos encaminhamentos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso

    Data limite para submissão: 18 de novembro de 2018.

    Editores/Organizadores: Marcos Luiz Wiedemer (UERJ) e Mariangela Rios de Oliveira (UFF/CNPq)

     

    O dossiê se propõe a tratar da abordagem construcional da gramática, na vertente dos estudos funcionalistas e cognitivistas, no que hoje nomeamos como Linguística Funcional Centrada no Uso. Para tanto, a obra objetiva reunir trabalhos que se dedicam aos recentes rumos da pesquisa de cunho funcionalista na interface com a perspectiva construcional, como apresentados em Bybee (2010, 2015), Traugott e Trousdale (2013), entre outros. Esses trabalhos se dedicam tanto a fenômenos de mudança linguística, no viés da construcionalização lexical e gramatical, quanto de variabilidade linguística.

     

    Endereço para submissão: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras

    ****************************

    Call for papers Soletras n. 37 Jan.-Jun. 2019

    Dossier:  New theoretical- methodological guidelines of Fucntional Linguistics

    Editors of the issue: Marcos Luiz Wiedemer (UERJ) and Mariangela Rios de Oliveira (UFF/CNPq)

    Deadline: November 18th, 2018.

    Saiba mais sobre Chamada para artigos SOLETRAS n. 37 2019.1
  • Chamada para artigos SOLETRAS n.32. 2016.2

    2015-12-04

    Editoras: Carlinda Pate Fragate Nuñez - PPGL UERJ nunez@unisys.com.br, Frans Weiser - UGA frweiser@uga.edu e Maria Cristina Cardoso Ribas – FFP/ PPGL UERJ marycrisribas@gmail.com

    Prazo para submissão: até 13/10/2016

    DOSSIÊ: Intermidialidade e Interartes: abordagem teórico-crítica da expansão da narratividade para as mídias contemporâneas; combinações, referências e transposições entre artes e mídias; os processos de criação, adaptação e tradução.

    Saiba mais sobre Chamada para artigos SOLETRAS n.32. 2016.2
  • Chamada para o número 30, julho a dezembro de 2015 (PRORROGADO)

    2015-03-08

    Chamada para o número 30, julho a dezembro de 2015

    DOSSIÊ: Naturalismos

    EDITORES: Leonardo Mendes (UERJ) e Pedro Paulo Catharina (UFRJ).

    Prazo final de  envio artigos: 13 de outubro de 2015.

     

    Call for papers, number 30, July – December 2015

    DOSSIE: Naturalisms

    EDITORS: Leonardo Mendes (UERJ) and Pedro Paulo Catharina (UFRJ).

    SUBMITIONS DEADLINE: October 13 2015

    Saiba mais sobre Chamada para o número 30, julho a dezembro de 2015 (PRORROGADO)
  • Chamada para o número 29 / Call for papers, number 29

    2014-11-19

    Chamada para o número 29, janeiro a junho de 2015

    Dossiê: Cenas Finisseculares

    Editores/Organizadores do dossiê: Eloísa Porto (FFP-UERJ) e Otávio Rios (UEA)

    Prazo final para envio de artigos: 30 de maio de 2015


    Call for papers, number 29, January-June 2015

    Dossie: Scenes of fin de siècle literature

    Editors: Eloísa Porto (FFP-UERJ) e Otávio Rios (UEA)

    Submissions: deadline May 30 2015
    Saiba mais sobre Chamada para o número 29 / Call for papers, number 29
  • Chamada para o número 28 / Call for papers, number 28

    2014-06-11

    Chamada para o número 28, julho a dezembro de 2014

    DOSSIÊ: Língua em uso: gramática, discurso e construções.

    EDITORES/Organizadores do dossiê: Marcos Luiz Wiedemer (FFP/UERJ) e Ivo da Costa do Rosário (UFF).

    Prazo final de  envio artigos: 10 de novembro de 2014.

     

    Call for papers, number 28, July – December 2014

    DOSSIE: Language in use: grammar, discourse and constructions.

    EDITORS: Marcos Luiz Wiedemer (FFP/UERJ) and Ivo da Costa do Rosário (UFF).

    SUBMITIONS: deadline November 10 2014

     

    Saiba mais sobre Chamada para o número 28 / Call for papers, number 28
  • Chamada Número: 27, janeiro a julho de 2014

    2013-11-25

    Número: 27, janeiro a julho de 2014

    DOSSIÊ: (Re)Leituras do Gótico literário

    EDITORES/Organizadores do dossiê: Fernando Monteiro de Barros (UERJ – FFP) e Júlio França (UERJ – ILE)

    Prazo final de  envio artigos: 20 de maio de 2014

     

    NUMBER: 27, January-July 2014

    DOSSIE: (Re)Readings of literary Gothic

    EDITORS: Fernando Monteiro de Barros (UERJ – FFP) and Júlio França (UERJ – ILE)

    SUBMITIONS: deadline may 20 2014

    Saiba mais sobre Chamada Número: 27, janeiro a julho de 2014
  • Chamada Número: 26, julho a dezembro de 2013 - chamada fechada (em processo de editoração)

    2013-05-06

    DOSSIÊ: O ensino de língua(s) hoje:  abordagens e desafios

    EDITORES/Organizadores do dossiê: Victoria Wilson e Vera Silva

    Prazo final de envio artigos: 19 de outubro de 2013


    Call for papers Soletras n. 26

    Dossier: Language teaching today: approaches and challenges

    Editors: Victoria Wilson and Vera Silva

    Submission deadline: Oct 19 2013

    Saiba mais sobre Chamada Número: 26, julho a dezembro de 2013 - chamada fechada (em processo de editoração)