Percursos históricos sobre ensino de Língua Inglesa no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.90101

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo produzir um exercício investigativo com o intuito de desvelar questões históricas, econômicas e políticas sobre ensinar e aprender língua inglesa no Brasil e contribuir com a (re)significação do ensino do idioma nos múltiplos contextos de educação formal. Para tanto, produzimos um estudo historiográfico que remonta aos primeiros marcos da estatização do ensino do idioma e a profissionalização do professor de língua inglesa no Brasil, que, conforme pontua Santos (2022 a), aconteceram no século XVIII, momento em que Sebastião José Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal, escreve as primeiras orientações para a institucionalização do ensino nas colônias Portuguesas, e no século XIX, com a criação da primeira cadeira para o ensino de língua inglesa no território brasileiro. À luz dos estudos historiográficos (Jakobs, 2001; Pimentel, 2001; Swiggers, 2009) e ancorados nos pressupostos dos Estudos Linguísticos, em particular àqueles que se conectam à Historiografia Linguística (Koerner, 1995; Nascimento, 2002), esperamos que o texto possa contribuir com estudos futuros sobre a construção de políticas públicas e políticas linguísticas para o ensino de inglês no Brasil, assim como ajudar professores e estudantes no processo de (re)significação de premissas e (re)elaboração de tradições que permeiam as praxeologias de ensino do idioma no país.

Biografia do Autor

Lucas Araujo Chagas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade de Franca (2019), mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2016) e doutorado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e colaborador da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, português como língua estrangeira, língua inglesa, estudos linguísticos, inovação e integração social, internacionalização da educação superior

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Dossiê 51: Perspectivas históricas nos estudos linguístico-gramaticais