A Competência de Escrita de Alunos do Iº Ciclo do Ensino Secundário dos Municípios do Cambulo e do Chitato e as Perceções dos Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.90164

Resumo

A presente investigação surge da observação de dificuldades ao nível da competência escrita observada em alunos do Iº ciclo do Ensino Secundário dos municípios do Cambulo e do Chiato da província da Lunda-Norte (Angola). Assim, o pressuposto principal deste estudo é tentar percebermos o que está na origem de determinados desvios de escrita (com particular incidência para a ortografia), para se poderem propor formas de atuação pedagógica no espaço da aula de Português. No entanto, naturalmente que este trabalho toma como ponto fundamental de interpretação dos dados o facto de, em Angola, o português ter dois estatutos, língua segunda para uns e língua materna para outros, o que em muitos casos tem reflexos diretos na aprendizagem dos estudantes. Também foi nosso interesse indagarmos as perceções que os próprios professores têm do desempenho dos seus alunos, tomando-se ainda como linha de reflexão o estatuto que a língua portuguesa tem para esses mesmos professores. Assim, o estudo empírico é duplo: por um lado, analisamos produções escritas dos estudantes destes municípios; e, por outro, refletimos sobre os resultados de um inquérito preenchido por professores.

Biografia do Autor

Benvindo Salvador Coge, Universidade Lueji A`nkonde (polo universitário do Lucapa - Angola)

Doutor em Estudos Portugueses (especialidade em Ensino do Português) e Professor na Universidade Lueji A`nkonde (polo universitário do Lucapa - Angola).

 

Paulo Osório, Universidade Aberta e Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Professor Catedrático de Linguística na Universidade Aberta (Lisboa) e Investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) 

Leonardo Marcotulio, Universidade de Aveiro (Portugal)

Professor Associado com Agregação da Universidade de Aveiro e Diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro.

Downloads

Publicado

2025-04-30