A historiographical analysis of the influence of the Grammar-Translation Method and the Direct Method on English language teaching in Brazil in the early 20th century
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.89863Abstract
O objetivo deste artigo é discutir a influência do Método de Gramática e Tradução e do Método Direto no ensino de inglês no Brasil no início do século XX, a partir de uma análise historiográfica que considera a dimensão externa (Murray, 1994; Batista 2019b). Propõe-se uma interpretação da influência que dois métodos de ensino de línguas estrangeiras tiveram no contexto educacional brasileiro. Constituem-se como material de análise: (1) os textos científicos de Kelly (1969), Fernandes (2010), Lima (2017), Chaguri e Machado (2019) e os escritos de Carneiro Leão da época (1931-1934); (2) a Reforma Francisco de Campos, de 1931 e a adoção do Método Direto como "moderno", conforme estabelecido na Instrução para Execução do Decreto nº 20.833, de 1931. Entende-se que a análise desses métodos e dos discursos que os sustentam permite evidenciar a dimensão ideológica por trás das práticas educacionais, muitas vezes negligenciada, ainda que presente nas escolhas pedagógicas e políticas que moldaram o ensino de línguas no Brasil. A falta de fundamentação empírica para justificar a superioridade de um método sobre o outro revela uma tendência a substituir métodos com base em preferências ideológicas, em vez de critérios científicos, prática comum no cenário educacional brasileiro.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.