Método de Gramática e Tradução e Método Direto no ensino de inglês no Brasil: uma análise historiográfica
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.89863Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a influência do Método de Gramática e Tradução e do Método Direto no ensino de inglês no Brasil no início do século XX, a partir de uma análise historiográfica que considera a dimensão externa (Murray, 1994; Batista 2019b). Propõe-se uma interpretação da influência que dois métodos de ensino de línguas estrangeiras tiveram no contexto educacional brasileiro. Constituem-se como material de análise: (1) os textos científicos de Kelly (1969), Fernandes (2010), Lima (2017), Chaguri e Machado (2019) e os escritos de Carneiro Leão da época (1931-1934); (2) a Reforma Francisco de Campos, de 1931 e a adoção do Método Direto como "moderno", conforme estabelecido na Instrução para Execução do Decreto nº 20.833, de 1931. Entende-se que a análise desses métodos e dos discursos que os sustentam permite evidenciar a dimensão ideológica por trás das práticas educacionais, muitas vezes negligenciada, ainda que presente nas escolhas pedagógicas e políticas que moldaram o ensino de línguas no Brasil. A falta de fundamentação empírica para justificar a superioridade de um método sobre o outro revela uma tendência a substituir métodos com base em preferências ideológicas, em vez de critérios científicos, prática comum no cenário educacional brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.