Chamada para publicação na Revista SOLETRAS (UERJ) nos números 52, 53, 54 e 55.
Chamada para publicação na Revista SOLETRAS (UERJ) nos números 52, 53, 54 e 55:
A SOLETRAS, revista da Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FFP, está recebendo artigos e resenhas para os próximos números, aceitando textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano. Os artigos são submetidos ao sistema de pareceristas duplo-cego e devem seguir rigorosamente as normas de formatação disponíveis no site da revista: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/about/submissions.
Dossiê SOLETRAS 52 (Maio-Ago. 2025): Decadentes, Dissidentes e Proscritos no Fin-de-Siècle
Organizadores:
Leonardo Mendes (UERJ)
Cesar Braga-Pinto (Northwestern University/EUA)
Entre Naturalistas, Simbolistas e Decadentistas, a literatura produzida entre 1880 e 1930 está povoada de personagens marginalizadas ou automarginalizadas. Excêntricos, extravagantes, pervertidos, esquisitões, misantropos, esses sujeitos ditos proscritos, foram muitas vezes reinventados na forma de seres de exceção ou “Eleitos”. Estigmatizados e patologizados pela criminologia e pela psicologia, eles aparecem na literatura com frequência de forma ambígua, revelando as contradições da modernidade latino-americana. A presença crescente de afrodescendentes nas cidades, por um lado, e a evolução das normas de gênero e sexualidade associadas à emergência da Nova Mulher, por outro, trazem consigo a rejeição à virilidade e a ameaça de feminização do sujeito nacional. A revista convida submissões de trabalhos que de forma interseccional tratem dessa proliferação de subjetividades não normativas e do arquivo constituído por textualidades e todo um novo vocabulário de afetos, espaços, comportamento, subculturas ou estratégias de resistência. É possível perguntar: De que forma a universalidade do erótico se transforma conforme as reconfigurações do gênero e crescente racialização? De que maneira o corpo se torna sujeito ou campo de batalha para a História? De que maneira o discurso do não pertencimento resiste ou justifica a consolidação do sujeito nacional moderno? O dossiê convida para submissões de artigos que desenvolvam essas questões nos contextos ibéricos e ibero-americanos, escritos em português, espanhol ou inglês. Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores doutores, ou, em caso de coautoria, de doutorandos, em parceria com um segundo pesquisador que possua o título de doutor. Todas as submissões passam por avaliação cega por pares (peer review), segundo as normas para contribuições.
Prazo final para submissão: 30 junho de 2025.
Previsão de publicação: agosto de 2025.
----------------------
Dossiê SOLETRAS 53 (set.-dez. 2025): As práticas de formação de professores de língua e de literatura
Organizadores:
Juciele Pereira Dias (UERJ)
Eden Viana-Martin (Université de Pau et des Pays de l’Adour)
Andréa Rodrigues (UERJ)
Diante dos desafios do ensino-aprendizagem de língua e de literatura que se apresentam aos professores cotidianamente em sala de aula e das formas como a lógica neoliberal do capital, de competitividade, flexibilidade e inseguranças sociais, tem determinado as reformas e políticas públicas da educação no mundo, propomos um número da revista brasileira “Soletras” enquanto um espaço de produção de saberes sobre as práticas de formação de professores na sociedade e na história. Considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação inicial ou continuada, buscamos reunir trabalhos, de diferentes perspectivas teóricas das ciências da linguagem e áreas afins, que discutam e analisem tanto estudos sobre urgências dos processos de formação de professores frente à realidade sócio-histórica e econômica das instituições de educação básica e superior, incluindo as demandas estruturais diversas, quanto resultados de práticas diversas que contribuem para a formação de professores.
Prazo final para submissão: 30 de agosto de 2025.
Previsão de publicação: dezembro de 2025.
----------------------
Dossiê SOLETRAS 54 (Jan.-Abril. 2026): Justiça Social, Emoções e Decolonialidade na Formação de Professores de Línguas
Organizadores:
Gysele da S. Colombo-Gomes (UERJ)
Luis Javier Pentón Herrera (Universidade VIZJA, Polônia)
Ana Maria F. Barcelos (Universidade Federal de Viçosa, Brasil)
O chamado por uma formação docente fundamentada na justiça social e em perspectivas decoloniais não é novo, mas ganha urgência renovada diante do avanço do extremismo de direita, do retrocesso democrático e do acirramento de conflitos sociais, culturais e étnicos ao redor do mundo. Nesse cenário, refletir sobre os propósitos e rumos da educação linguística torna-se imperativo. Apesar dos esforços históricos para centrar o ensino de línguas em valores éticos e humanistas, modelos técnicos e baseados na transmissão de conteúdos ainda predominam. Essas abordagens frequentemente ignoram as dimensões socioemocionais, relacionais e políticas do ensino de línguas, reforçando estruturas hierárquicas e excludentes. Reimaginar a formação de professores de línguas sob as lentes da justiça, do cuidado e da decolonialidade significa reconhecer os professores como agentes de transformação. Requer criar espaços que afirmem o envolvimento emocional, a dignidade cultural e a reflexão crítica para docentes e aprendizes. Em resposta às crises contemporâneas, educadores têm promovido abordagens pedagógicas que priorizam a empatia, a cura e a alfabetização emocional, favorecendo ambientes nos quais professores e alunos possam florescer. Este dossiê convida contribuições que explorem o que tem sido feito — ou o que ainda precisa ser feito — para avançar na formação de professores de línguas comprometida com a equidade, o desenvolvimento socioemocional e práticas transformadoras. São bem-vindos estudos, narrativas e reflexões que desafiem paradigmas dominantes, incorporem o pensamento decolonial e coloquem no centro da formação as dimensões emocionais, éticas e políticas do ser professor de línguas hoje.
Prazo final para submissão: 1º de dezembro de 2025.
Previsão de publicação: abril de 2026.
----------------------
SOLETRAS 55 (Maio-Ago. 2026): Dossiê Comemorativo – 10 anos do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística
Organizadores:
Prof. Dr. Marcos Luiz Wiedemer (UERJ/CNPq/FAPERJ)
Prof. Dr. Paulo César de Oliveira (UERJ/CNPq/FAPERJ)
Prof. Dr. José Sueli de Magalhães (UFU/CAPES)
O Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), vinculado ao Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), celebra, em 2026, uma década de atividades acadêmicas. Para marcar essa trajetória, o presente dossiê temático é voltado à valorização do percurso acadêmico do programa, à consolidação de suas linhas de pesquisa e à projeção de seus caminhos futuros. A proposta tem como finalidade, ainda, contribuir para os processos de avaliação interna e externa, destacando a relevância científica, formativa e social do PPLIN. Este dossiê comemorativo propõe reforçar os eixos formativos e de pesquisa do programa, reunindo contribuições de docentes e discentes que reflitam a diversidade e a solidez dos estudos desenvolvidos ao longo da última década. Pretende-se, com isso, sistematizar parte da produção intelectual vinculada ao PPLIN e apresentar um panorama representativo da atuação de seus pesquisadores.
Prazo final para submissão: 1º de maio de 2026.
Previsão de publicação: agosto de 2026.
Para maiores informações sobre as chamadas 52, 53, 54 e 55, leia as notícias anteriores no site da Revista SOLETRAS.
Para submeter artigo, resenha ou ler as normas de formatação, navegue no site da revista: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/about/submissions.