Propostas para o ensino do Português em contexto internacional baseadas na perspectiva crítica e multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.90552

Resumo

O ensino da língua portuguesa em contextos internacionais objetiva cada vez mais desenvolver competências linguísticas e interculturais, compreendendo as variedades linguísticas dessa língua a partir de reflexões acerca de temas específicos da quotidianidade e dos contextos de uso. Posicionando-se numa visão ética em levar conhecimentos históricos e culturais diante dos discursos da atualidade, o artigo pretende oferecer uma proposta didática baseada em análise crítico-multimodal filiada a três eixos teóricos: Linguística Sistêmico-Funcional nos estudos de Halliday e Hasan (1989), Halliday e Mathiessen (1999), Multimodalidade, com os estudos de Kress; van Leeuwen (2006), e Linguística Crítica Aplicada em Moita Lopes (2006), entre outros estudiosos. A proposta didática foi construída em contexto de ensino do PLE para italófonos, a nível universitário, de conhecimento intermédio e avançado da língua. Com foco numa análise crítico-multimodal, descrevem-se duas sequências de imagens de um vídeo de 7 minutos que trata da temática quilombola, seus participantes e suas falas, seus gestos, posições críticas (linguísticas e visuais) e multimodais (verbovisuais), analisando suas posturas durante a interação.

Biografia do Autor

Ana Luiza Oliveira de Souza, Università di Pisa

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás e em Disciplinas Linguísticas e Literaturas Estrangeiras pela Università di Pisa. Professora de Língua Portuguesa no Centro Linguístico (CLI) da Universidade de Pisa e Professora Leitora no Departamento de Filologia, Literaturas e Linguistica. Áreas de pesquisa: Aquisição, ensino e aprendizagem do Português Língua de Herança e o Português Língua Estrangeira, a partir dos modelos téoricos Funcionais Baseados no Uso; pesquisas nas áreas de Políticas Linguísticas, Multilinguismo e Educação multilíngue. 

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Dossiê 51: Perspectivas históricas nos estudos linguístico-gramaticais