Propostas para o ensino do Português em contexto internacional baseadas na perspectiva crítica e multimodal
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.90552Resumo
O ensino da língua portuguesa em contextos internacionais objetiva cada vez mais desenvolver competências linguísticas e interculturais, compreendendo as variedades linguísticas dessa língua a partir de reflexões acerca de temas específicos da quotidianidade e dos contextos de uso. Posicionando-se numa visão ética em levar conhecimentos históricos e culturais diante dos discursos da atualidade, o artigo pretende oferecer uma proposta didática baseada em análise crítico-multimodal filiada a três eixos teóricos: Linguística Sistêmico-Funcional nos estudos de Halliday e Hasan (1989), Halliday e Mathiessen (1999), Multimodalidade, com os estudos de Kress; van Leeuwen (2006), e Linguística Crítica Aplicada em Moita Lopes (2006), entre outros estudiosos. A proposta didática foi construída em contexto de ensino do PLE para italófonos, a nível universitário, de conhecimento intermédio e avançado da língua. Com foco numa análise crítico-multimodal, descrevem-se duas sequências de imagens de um vídeo de 7 minutos que trata da temática quilombola, seus participantes e suas falas, seus gestos, posições críticas (linguísticas e visuais) e multimodais (verbovisuais), analisando suas posturas durante a interação.
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