Identidades docentes e processos de letramento pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.80096Resumo
Pretendo identificar, neste artigo, sentidos atribuídos por graduandos do curso de Letras Espanhol da UFRJ a diferentes saberes, bem como discutir a relação entre processos de letramento pedagógico e de construção de identidades docentes no âmbito das licenciaturas em línguas estrangeiras. Baseio-me, para tanto, no referencial teórico da Análise do Discurso e dos Novos Estudos do Letramento. O corpus a ser analisado consiste em sequências discursivas advindas de produções didático-pedagógicas elaboradas por quatro licenciandos e por entrevistas semiestruturadas realizadas com esses sujeitos. Busco compreender de que maneira os enunciados produzidos pelos licenciandos são constituídos por contradições teórico-práticas e por movimentos de deslocamentos subjetivos. Discuto acerca do modo como as sequências discursivas analisadas são atravessadas por um movimento contraditório e simultâneo de busca pelo controle dos saberes da formação docente e de fragmentação das subjetividades. Discuto, ainda, em que medida os sujeitos participantes assumem diferentes posicionamentos ao enunciar, projetando discursivamente distintas representações identitárias.
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