Lexicografia na pós-graduação brasileira: um panorama das pesquisas realizadas no início da nossa década

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DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.91706

Resumo

Nossa proposta tem por objetivo apresentar, discutir e analisar o estado da arte da produção sobre Lexicografia no contexto da pós-graduação brasileira no início da nossa década. Para tanto, buscamos compreender que possíveis caminhos essa produção apresenta, quais seus temas de maior interesse, que apagamentos são percebidos e que outros dados podem ser obtidos a partir dessas análises. Partimos de experiências anteriores com esse tipo de investigação (Evaristo e Rocha, 2024; Evaristo 2021; Evaristo e Silva, 2021) para traçar, também para a Lexicografia, um panorama de suas pesquisas empreendidas. Para tanto, nosso texto está estruturado da seguinte forma: na seção seguinte, apresentaremos os procedimentos metodológicos de nossa investigação, o que inclui a construção do corpus; depois, apresentamos uma análise detalhada do corpus, com nosso olhar investigativo e considerações; encerra este texto uma seção final, em que apresentamos algumas palavras últimas e conclusões acerca da proposta. Nossos resultados apontam para um contexto de primazia do trabalho com dicionários, especialmente os pedagógicos, com relevância menor para a formulação de terminologias e glossários.

Biografia do Autor

Jefferson Evaristo, UERJ

Pós-doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é professor de língua portuguesa na UERJ e no Liceu Literário Português, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e pró-cientista da UERJ. Coordena a disciplina de “Crítica Textual” no curso de Letras (UFF) do Consórcio Cederj e foi coordenador institucional do subprojeto de língua portuguesa do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. É professor dos Programas de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLILP) e Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), ambos na UERJ, e articulista da página Língua e Tradição.

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Publicado

2025-05-19