Breve histórico dos dicionários no ensino de português na China

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.89612

Resumo

O presente trabalho traça um histórico da lexicografia bilíngue luso-chinesa com um objetivo de apontar as relações, por um lado, entre o ensino de línguas estrangeiras e o uso de dicionários na China e, por outro lado, a presença da língua portuguesa e o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) no país. Assim, além da história dos dicionários português-chinês e chinês-português, discutimos também como os aprendizes chineses de PLE em nível terciário e em situação de não imersão utilizam os dicionários em seu processo de ensino-aprendizagem, bem como quais as possíveis contribuições que os falantes chineses podem oferecer nas investigações sobre esses temas. Finalmente, nas considerações finais retomamos a importância da China e dos falantes chineses na internacionalização da língua portuguesa em diversas áreas (política linguística, ensino, aprendizagem, pesquisa), contribuindo, assim na sua promoção e difusão.

Biografia do Autor

Davi Albuquerque

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística e Licenciado em Letras - Português do Brasil como segunda língua (PBSL) pela mesma universidade. Foi professor de Português Língua Não Materna (PLNM) na Universidade Nacional Timor Lorosa'e (Timor-Leste). Foi professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de PLNM, de Contato de Línguas, com ênfase no português falado em Timor-Leste, e de Ecolinguística. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: NELIM (Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário), da Universidade Federal de Goiás (UFG); GEPLE (Grupo de Estudos de Linguística Ecossistêmica), da Universidade de Brasília (UnB); e GEPLI (Grupo de Estudos de Português Língua Internacional), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professor de Português Língua Materna e de PLNM em diversas instituições, nacionais e estrangeiras, e nas modalidades de Ensino Médio, Superior e cursos livres/ específicos. Atua também como revisor de textos acadêmicos e jornalísticos. 

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Dossiê 51: Perspectivas históricas nos estudos linguístico-gramaticais