Breve trajetória filosófico-gramatical das partes do discurso (classes de palavras) na obra de Dionísio Trácio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.89824

Resumo

Que as classes de palavras – ou, para usar termos mais específicos a nossa proposta, as “partes do discurso” – são uma contribuição dos gregos a nós, é algo já sabido e atestado por diferentes autores e trabalhos, a exemplo de Borges Neto (2023), Azeredo (2021), Vieira (2018; 2015) e Neves (2005), para citar uma lista bastante breve. Ainda assim, o tema é bastante relevante e pertinente a nossos tempos, especialmente quando consideramos a produção linguístico-gramatical dos séculos XX e, de maneira ainda mais particular, do XXI, com todas as mudanças de perspectiva dadas a partir da linguística. Retornar ao passado, num jogo de leitura e interpretação historiográfica (Kaltner, 2023; Gueiros e Vieira, 2022; Batista, 2019; Swiggers, 2019; Koerner, 2014), torna-se, então, fundamental. Nosso texto, portanto, se propõe a apresentar uma breve trajetória do conceito de partes do discurso, em Dionísio Trácio, retornando em suas premissas e bases para encontrar no discurso filosófico as origens desse pensamento que se perpetua e que, com modificações, persiste ainda hoje (Vieira, 2018).

Biografia do Autor

Jefferson Evaristo, UERJ

Pós-doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é professor de língua portuguesa na UERJ e no Liceu Literário Português, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e pró-cientista da UERJ. Coordena a disciplina de “Crítica Textual” no curso de Letras (UFF) do Consórcio Cederj e foi coordenador institucional do subprojeto de língua portuguesa do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. É professor dos Programas de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLILP) e Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), ambos na UERJ, e articulista da página Língua e Tradição.

Rayssa Marinho, UERJ

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela UERJ. Mestre em Letras pela UERJ e graduada em Letras pela UNB.

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Dossiê 51: Perspectivas históricas nos estudos linguístico-gramaticais