A recepção à “An introduction to functional grammar” de Halliday em periódicos brasileiros (1985-2004)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.90054

Resumo

Michael Alexander Kirkwood Halliday (1925-2018) foi um importante linguista, cujas ideias percorreram o mundo, sobretudo após o lançamento da An introduction to functional grammar, em 1985, na qual o autor apresenta a concepção multifuncional da linguagem. Diante desse pressuposto, configuramos a seguinte problemática: como os periódicos brasileiros (1985-2004) apresentam as ideias defendidas por M.A.K Halliday? A partir disso, este estudo, embasado nos métodos e propostas interpretativas da Historiografia da Linguística (HL) busca analisar a recepção à Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985;1994) nos periódicos: Revista Ilha do Desterro e Revista Delta, responsáveis pela propagação inicial das ideias linguísticas do referido teórico. Este trabalho está baseado em Swiggers (2012) no que tange às categorias de conteúdo e contexto como dimensões correlativas na pesquisa em HL; em Altman (2003), sobre os mecanismos de produção e recepção de ideias que contribuem para a formulação do conhecimento linguístico; e em Murray (1994), sobre retórica de continuidade e retórica de ruptura. As análises apresentam que as ideias de Halliday já circulavam no cenário brasileiro, porém a primeira menção à Gramática Sistêmico-Funcional (1985) foi encontrada em artigos publicados na Revista Ilha do Desterro por Carmen Rosa Caldas-Couthard, Tim Jhons e Muriel Havel de Vasconcellos, em 1992.

Biografia do Autor

Gerson Teixeira, UEAP/Professor

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); em Linguística Aplicada pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI) e em Literatura e Outras Linguagens pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Teresina (FACET). Graduado em Pedagogia e em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Graduado em Letras - Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professor Assistente pertencente ao Colegiado de Letras da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), com dedicação exclusiva. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Linguagem, Língua e Socieade (UEAP/CNPQ), Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL/UFSM/CNPQ) e Contextos Profissionais Investigativos da Linguística Sistêmico-Funcional (CPI/UFPB). Seus interesses de pesquisas circunscrevem-se nos seguintes temas: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Aplicada, Leitura e Metacognicação, Análise do Discurso, Ensino de Gramática, Historiografia da Linguística, Gestão Educacional e Formação Docente.

Luan Brito, INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB) / PROFESSOR

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Letras pela mesma instituição. Especialista em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Seus interesses de pesquisa giram em torno da área da Linguística, especialmente no que se refere à Linguística Aplicada, à Linguística Textual e demais vertentes teóricas que subsidiam investigações sobre o ensino de Língua Portuguesa e permitem abordagens críticas e funcionalistas acerca dos usos linguísticos da sociedade contemporânea. Interessa-se ainda pelo estudo e pelo ensino de Escrita Acadêmica. Já exerceu a docência em turmas de ensino fundamental, de ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos, bem como já lecionou em cursos técnicos integrados de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, é professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Dossiê 51: Perspectivas históricas nos estudos linguístico-gramaticais