O Círculo de Leitura Literária Carolina Maria de Jesus como dispositivo de letramento racial na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.88874

Resumo

Apresentaremos o Círculo de leitura literária Carolina Maria de Jesus, projeto de extensão (FACED/UFC), cujo objetivo é ler coletivamente obras literárias com temática/autoria de pessoas negras, LGBT+, mulheridades, indígenas e PCD, fomentando a prática de leitura literária em docentes em formação inicial e continuada seguindo o modelo de círculo de cultura freireano, em que todos participam da construção de significados, os estudos de Cosson (2020) sobre círculos de leitura e Bajour (2012) e suas discussões sobre a força da escuta/partilha da palavra em rodas de leitura/discussão de obras literárias. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo dados oriundos do projeto de extensão aprovado pelo edital 15/2024 (PREX/UFC) que caracteriza o dispositivo, dados oriundos de questionário elaborado para seleção de vinte componentes internos e externos à instituição, e avaliação das atividades do primeiro semestre de atividades ocorrido no ano de 2024. Como resultados, percebe-se o poder formativo da leitura coletiva de obras literárias, fomentando interpretações múltiplas e repertório que pode auxiliar docentes a se posicionarem em momentos de escolhas de acervos, autores e obras em exercício de mediação de leitura literária, além de letramento racial e de gênero e inclusivo na perspectiva emancipatória.

Biografia do Autor

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Federal do Ceará/Docente

Professor adjunto vinculado ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino (FACED-UFC). Formado em Letras (UFC), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará/Sorbonne cité Paris 13. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas e Formação de Professores (GEPED - UFC), e vicecoordenador do Grupo de estudos Crisálida: Art&ducação em (trans)formação (UFC)

Marlia Aguiar Façanha, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira- UFC, professora efetiva de História da rede estadual do Ceará. Participa da coordenação do Círculo de Leitura Literária Carolina Maria de Jesus. Trabalha com os temas: feminismos, gênero e educação antirracista. E-mail: marliaaguiarf@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0939-5259

Nara Camilo Melo, Universidade Federal do Ceará

Estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, monitora da disciplina Ensino de Língua Portuguesa e uma das fundadoras e bolsista voluntária do Círculo de Leitura Literária Carolina Maria de Jesus. E-mail: naracamilo@alu.ufc.br ORCID:  https://orcid.org/0009-0001-0411-4000

 

Downloads

Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Dossiê 51: Perspectivas históricas nos estudos linguístico-gramaticais