SOLETRAS

A revista SOLETRAS é um periódico eletrônico do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), vinculada ao Departamento de Letras (DEL), da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Com periodicidade semestral, de acesso livre e gratuito, a revista busca incentivar o debate científico nas diversas áreas de conhecimento do programa, além de difundir os resultados de trabalhos inéditos desenvolvidos de professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais, bem como da comunidade científica em geral. Os números são organizados com base no dossiê, com edições que intercalam Estudos Literários e Estudos Linguísticos. Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores doutores, ou, em caso de coautoria, de doutorandos, em parceria com um segundo pesquisador que possua o título de doutor. Todas as submissões passam por avaliação cega por pares (peer review), segundo as normas para contribuições.


e-ISSN: 2316-8838 | ISSN: 1519-7778 |  Ano de criação: 2001- impresso, 2012 – eletrônico | Área do conhecimento: Linguística e Literatura  Qualis: B1 (Linguística e Literatura) | B2 (Interdisciplinar) | B3 (Ensino) | B5 (Educação/ História/ Comunicação e Informação)


ISSN 2316 8838

Para ler as diretrizes para autores em outro idioma, selecione-o no menu vertical à direita [Idioma].

Please select English on the right side vertical menu [Idioma] in order to read the journal’s guide for authors in this language.

Seleccione Español en el menú vertical derecho [Idioma] para leer la guía de la revista para autores en este idioma.

Pour lire les directives pour les auteurs dans une autre langue, sélectionnez-la dans le menu verticale à droit [langue].


Obrigatoriedade do Registro ORCID

A revista Soletras vem notificar aos autores/coautores que todas as submissões deverão informar os números ORCID de todos os autores/coautores no momento de registro dos dados de autoria,  

Journal Soletras notifies authors/co-authors that all submissions must inform the ORCID numbers of all authors/co-authors at the moment of registration of authorship data.

La revista Soletras notifica a los autores / coautores que todas las presentaciones deben informar el número ORCID de todos los autores / coautores en el momento del registro de los datos de autoría.

La revue SOLETRAS informe les auteurs/coauteurs que toutes les soumissions doivent informer, au moment de l’enregistrement de la titularité des écritures/co-écritures, l'indentifiant ORCID de tous les auteurs/coauteurs.

La rivista Soletras informa gli autori / coautori che tutti i contributi devono informare i numeri ORCID di tutti gli autori / coautori al momento della registrazione dei dati sull'autore.

DOI 10.12957/soletras

Disponível em http://dx.doi.org/10.12957/soletras


Publicação

PPLIN Faculdade de Formação de Professores UERJ

Indexadores

BASE (Bielefeld Academic Search Engine) Gale-Cengage - Database Coverage List Revista SOLETRAS no Diadorim ErihPlus EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliotek JURN Revista SOLETRAS no Latindex Revista SOLETRAS no Periódicos CAPES Find in a library with WorldCat,  

Notícias

 

Chamada para artigos SOLETRAS n. 43 2022.1

 

A Revista Soletras divulga a chamada para o número 43, 2022.1

Dossíê: Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital

Organização: Bruno Deusdará (UERJ), Roberto Leiser Baronas (UFSCar) e Alejandra J. Josiowicz (UERJ).

Data limite para a submiissão: 1 de novembro de 2021.

Neste dossiê, acolhemos reflexões e análises em torno da produção/circulação em ambiente digital de discursos de ódio, bem como de práticas discursivas de resistência ao ódio e à intolerância. As análises poderão se fundamentar nas diversas abordagens dos estudos discursivos, bem como em perspectivas de natureza transdisciplinar. O objetivo primeiro desta proposta é trazer para o centro do debate os discursos de ódio que circulam no ambiente digital e que verticalizam as relações de poder, instaurando supostas supremacias dos mesmos sobre os diferentes. Também acolhemos análises dos modos pelos quais as práticas discursivas de resistência à intolerância e ao ódio, formas de ativismo e de denúncia da discriminação e da violência de gênero, etnicidade, raça e nacionalidade são capazes de criar linhagens, alianças, memórias, cânones alternativos e contra-pedagogias digitais.

 
Publicado: 2021-05-26 Mais...
 

Chamada para artigos SOLETRAS n. 42 2021.2 -Prorrogada até 20 de maio

 

Organizadoras: Maria de Fátima Fernandes – Universidade Pública de Cabo Verde (UNICV); Norma Sueli Rosa Lima – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Simone Caputo Gomes – Universidade de São Paulo (USP)

Dossiê:  Sentir-se/estar apartado, estabelecer elos: tendências insulares na literatura de Cabo Verde

Prazo para a submissão de textos: 1 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2021

 

 
Publicado: 2020-04-21 Mais...
 
Outras notícias...

n. 41 (2021): Funcionalismo e Cognitivismo: o viés cognitivista da gramática funcional


Capa da revista

Organização do dossiê:

Mariângela Rios (UFF- FFP/UERJ); Hanna Batoréo (Professora associada, com agregaçăo, do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta/ Investigadora do CLUNL- Universidade Nova de Lisboa); Milena Aguiar (UERJ)

1º. sem: jan.-jun. de 2021