Revista Docência e Cibercultura

Revista Docência e Cibercultura está disponível em suporte digital em rede, utilizando-se do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. Trata-se de um periódico de orientação pluralista, voltado à discussão de produções originais elaboradas pela comunidade científica nacional e internacional, da área de Educação e do Ensino e suas interfaces com a cibercultura, identidade, diferença. Aceita artigos, relatos de experiencia, pontos de vista, resenhas, ensaios, entrevistas, conversas, bibliografias comentadas, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, notícias, resumos de dissertações e de teses.
Unidade: Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Edição do Periódico: Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC 
Periodicidade: quadrimestral, a partir de 2021 a publicação dos textos ocorrerá em fluxo contínuo. Eventualmente podem ser publicadas edições especiais.
ISSN: 2594-9004 
DOI: 10.12957/redoc
Ano de criação: 2017
Áreas de conhecimento: Ciências Humanas
Qualis 2017-2020: B1
Google Metrics (2017-2021): Índice h5 - 10 / Mediana h5 - 15
 

 
 

Notícias

 

Chamada Número Temático: Prorrogado: submissão de trabalho para Números Temáticos de 2023

 
A Revista Docência e Cibercultura (ReDoC) convida a todas/os/es a submissão de artigo temáticos, relatos de experiencia, pontos de vista, resenhas, ensaios, entrevistas, conversas, bibliografias comentadas, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, resumos de dissertações e de teses para números temáticos de 2023:
 
1- Elas/es nas redes: decolonialidade nas pesquisas e nas docências sobre/na/com a cultura digital
Disponível em:
 
 
2 - Os sons na criação de ‘conhecimentossignificações’ – o uso de artefatos culturais nas redes educativas da formação docente
Disponível em:
 
 
Regras de submissão:
 
Publicado: 2023-03-01 Mais...
 

Notícias: Tomando posse, trazendo impacto: transvestilidades e a fotografia da política brasileiro

 
As casas legislativas de diversos territórios brasileiro vem passando por um processo de reforma. A parede que é ocupada pelas fotografias de homens brancos que historicamente se envolveram nos grandes eventos da sociedade deve no futuro ganhar outra dimensão estética e política pela insurgência de pessoas trans nestes espaços.  
Publicado: 2023-01-31 Mais...
 

Notícias: Visibilidade trans 2023: as questões biopolíticas permanecem

 

Um ano já se passou desde que escrevi para a seção de notícias da Revista Docência e Cibercultura, a pedido da Sara Wagner York. Era janeiro, e com isso lembramos do dia da visibilidade trans, dia 29. Vale a oportunidade, portanto, de fazer um balanço do que escrevi e pensar mais detidamente sobre os seguintes pontos que também merecem destaque e análise: 1) a noção de cisnormatividade; 2) o acesso a recursos de transição de gênero como uma questão biopolítica em disputa atual, sobretudo para as pessoas mais jovens; 3) o papel dos casos e dos relatos de destransição de gênero na retórica anti-trans; e 4) a relação da forma como definimos as categorias identitárias com as possibilidades de alianças políticas.

 
Publicado: 2023-01-29 Mais...
 
Outras notícias...

v. 7, n. 2 (2023): FAKE NEWS, CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO BÁSICA


Capa da revista