Revista Docência e Cibercultura

Revista Docência e Cibercultura está disponível em suporte digital em rede, utilizando-se do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. Trata-se de um periódico de orientação pluralista, voltado à discussão de produções originais elaboradas pela comunidade científica nacional e internacional, da área de Educação e do Ensino e suas interfaces com a cibercultura, identidade, diferença. Aceita artigos, relatos de experiencia, pontos de vista, resenhas, ensaios, entrevistas, conversas, bibliografias comentadas, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, notícias, resumos de dissertações e de teses. 
 

Unidade: Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Edição do Periódico: Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC 
Periodicidadequadrimestral, a partir de 2021 a publicação dos textos ocorrerá em fluxo contínuo. Eventualmente podem ser publicadas edições especiais.
ISSN: 2594-9004 
DOI: 10.12957/redoc
Ano de criação: 2017
Áreas de conhecimento: Ciências Humanas
Qualis (2017-2020): A4
Google Metrics (2017-2021): Índice h5 - 10 / Mediana h5 - 15
 

Notícias

 

Notícias: Carta - De Estudantes de Pedagogia ao Grande Educador Paulo Freire

 

Querido Paulo Freire, 

Hoje é o dia 19 de setembro de 2022, começamos a te escrever depois de termos a experiência de ti conhecer um pouco e falar contigo através de cartas. As leituras delas foram um sucesso então resolvemos uni-las em uma só, para te homenagear. Acredito que estás perguntando quem é que vos escreve. Bem, somos uma turma do terceiro semestre do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Cariri - campus de uma pequena cidade no interior do Ceará, chamada de Brejo Santo. O nosso curso Paulo é novo, ainda irá completar dois anos, ele representa a luta, garra, determinação e amor pela educação de dezenas de profissionais e de alunos que lutam para trazer um novo esperançar para a Pedagogia,  diante do descaso que a educação sofre nos dias atuais no Brasil.

 
Publicado: 2022-09-26 Mais...
 

Chamada Número Temático: Currículo, Cibercultura e Povos Indígenas

 

O Brasil tem uma vasta produção curricular para a educação de indígenas, passando pelas experiências educacionais com os Jesuítas no Brasil Colônia e Império, pelos processos educativos dos Diretórios dos Índios no período Pombalino, até a educação para a civilidade nacional na Primeira República. A partir da década de 1990, após a Constituição Federal de 1988 e com a LDB 9.394/1996, a Educação Escolar Indígena passa a despertar como modalidade uma série de políticas curriculares, dentre elas, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), uma das primeiras tentativas de fixação curricular para a Educação Escolar Indígena no país, acompanhando o movimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

 
Publicado: 2022-08-29 Mais...
 
Outras notícias...

v. 6, n. 4 (2022): EDUCAÇÃO MUSEAL E A PANDEMIA DE COVID-19


Capa da revista