Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 77 (2024): Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo
v. 25 n. 77 (2024): Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo
Publicado:
23-05-2024
Editorial
Editorial
Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas
1
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84541
Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo
Aprender ao longo da vida —
direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo
Jane Paiva, María del Carmen Lorenzatti, Stéphanie Gasse
2-10
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.84352
Aprender por toda a vida:
da redistribuição ao reconhecimento
Francisco Canindé Silva
11-25
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82546
A aprendizagem/educação ao longo da vida como base filosófica para propostas de emancipação
Bruno dos Santos Joaquim, Lucila Pesce
26-38
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82592
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (2015) e o Marco de Ação de Marraquexe (2022):
estagnações e avanços na política internacional de educação de jovens e adultos
Rogerio Teixeira de Oliveira, Marcia Cristina Rodrigues Cova
39-52
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.81450
O que mudou na educação de jovens e adultos no Brasil pós-ditadura?
Entre o direito proclamado e o financiamento sistematicamente negado
Bárbara Fernanda de Freitas, José Marcelino de Rezende Pinto
53-68
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82641
Estado da arte sobre dissertações e teses acerca da arte na EJA:
(2002 a 2023)
Maria Soraia Dias Sousa, Gustavo Cunha de Araújo
69-85
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82668
Direito à educação, educação ao longo da vida e educação de jovens e adultos:
reafirmação de conceitos em tempos de retrocessos de direitos
José Elesbão Duarte Filho, Renato Pontes Costa
86-100
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82723
Luiz dá aula para juiz
Vladimir Santos Vitovsky
101-114
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82726
Sofrimento ético-político e interdição do direito à educação de jovens e adultos
Sonia Maria Schneider, Aline Cristina de Lima Dantas
115-127
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82495
Analfabetos absolutos no Brasil.
Quem são esses novos/ velhos sujeitos?
Luiz Carlos Gil Esteves
128-146
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82663
A presença da (de)colonialidade na educação de pessoas jovens, adultas e idosas
Ana Luísa Zanon Alonso, Carmem Lúcia Eiterer
147-159
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82673
Sons da resistência:
a influência da musicalidade na participação ativa de mulheres na capoeira
Gleicivânia Eleutério de Oliveira, Nara Maria Forte Diogo Rocha
160-171
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82077
El derecho a la educación de mujeres:
la experiencia de una escuela de jóvenes y adultos
Carla Betsabé Cotta Carrizo, Mariana Alejandra Tosolini, María Fernanda Delprato
172-183
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82729
Educação das relações étnico-raciais na EJA campo:
itinerários possíveis
Rosiane Souza Santos, Idalina Souza Mascarenhas Borghi
184-196
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.81524
Educação de jovens e adultos:
desafios à educação inclusiva
Olga Mara Bueno, Rita de Cássia da Silva Oliveira
197-208
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.81564
Conciliação entre educação e maternidade:
trajetórias escolares de mulheres da EJA na Maré/RJ
Rosilaine Gonçalves da Fonseca, Eliane Ribeiro Andrade
209-223
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82712
O papel social da pessoa idosa:
reflexões sob as lentes da teoria crítica do envelhecimento
Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Mário César Barreto Moraes, Stella Margarida Betencourt da Câmara
224-238
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.81355
O direito humano à educação para pessoas idosas:
as bases legais do aprender ao longo da vida
Eduardo Adriano Oliveira Côrtez, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
239-252
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82092
Educação popular, educação ao longo da vida e o letramento digital de pessoas idosas:
entre elos e contradições
André Luís Nunes dos Santos, Aline Maria Batista Machado
253-265
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82545
A educação e a aprendizagem ao longo da vida chegam à LDB brasileira:
o conceito por detrás do princípio
Marilda Merência Rodrigues, Jean Franco
266-279
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82628
BNCC e DOP’s como instrumentos político-ideológicos das políticas educacionais da EJA
Maíra Silva Nogueira, Emina Márcia Nery dos Santos, Anderson Madson Oliveira Maia
280-294
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82672
Reflexão sobre a formação do docente para a EJA
Márcia Cicci Romero, Sônia Maria dos Santos
295-305
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82305
Formación para el trabajo de jóvenes y adultos:
agenda de inclusión en una universidad pública
Maria Alejandra Bowman
306-316
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82732
Política de educação e currículo
trabalho e subjetivação de adultos 50+
Elizângela Farias de Oliveira, Nadia Dumara Ruiz Silveira, Ozerina Victor de Oliveira
317-329
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82110
Aprendizagem infindável e perda de prestígio das instituições de ensino superior
Erinaldo Oliveira, Karla Saraiva
330-342
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82526
Compondo currículos nômades nos cotidianos escolares da educação de jovens e adultos
Daniele Fonseca, Tânia Mara Delboni
343-356
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82720
Qualidade de vida de alunos da educação de jovens e adultos e reflexos na aprendizagem
Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Silvana Coelho de Araújo da Anunciação, Rosana Alves de Melo
357-369
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.81475
Qualificação da avaliação na EJA:
perspectivas de educadoras de biologia em contexto regional
André Henrique Schneeberger, Dilva Bertoldi Benvenutti, Ivo Dickmann
370-384
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82707
Artigos de Demanda Contínua
Os sentidos da alfabetização na narrativa de vida dos alunos da EJA
Daniela Penha Monteiro Brito Pavini, Filomena Elaine Paiva Assolini
385-397
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.81960
Os organismos internacionais e a educação ao longo da vida:
ambiguidades do conceito e sua materialização na EJA do estado do Espírito Santo
Talita Valadares, Ivan Cardoso Oliose, Edna Castro de Oliveira
398-413
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79733
O Programa Jovens Empreendedoras Primeiros Passos (JEPP) e o fomento à mentalidade empreendedora nas escolas
Jociene Araujo Lima, Janaira Fernandes Teixeira, José Deribaldo Gomes dos Santos
414-427
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80298
O ensino de ciências no Bloco Inicial de Alfabetização:
a visão de professoras dos anos iniciais de uma escola do Distrito Federal
Maria Clara Chagas, Guilherme da Silveira Nunes, Ana Júlia Lemos Alves Pedreira
428-438
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.75543
Projeto Plenarinha na educação infantil:
possibilidades e desafios na roda de conversa
Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira Hunh, Monique Aparecida Voltarelli
439-453
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.76373
A produção do conhecimento acerca da formação permanente de professores da educação infantil
Juliana Mélo da Costa, Marilene Gabriel Dalla Corte
454-466
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.77936
Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual:
a organização educacional e pedagógica em documentos de Rondônia
Márcia de Fátima Barbosa Corrêa, Anna Augusta Sampaio de Oliveira
467-481
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74608
Ensaios
Educação física e educação de jovens, adultos e idosos:
um ensaio para tornar-se outra coisa
Vitória da Silva Bemvenuto, José Augusto Dalmonte Malacarne, Luciana Marins Nogueira Peil
482-489
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82708
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários