Conciliação entre educação e maternidade:

trajetórias escolares de mulheres da EJA na Maré/RJ

Autores

  • Rosilaine Gonçalves da Fonseca Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO https://orcid.org/0000-0001-8236-8906
  • Eliane Ribeiro Andrade Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2014.82712

Palavras-chave:

maternidade, trajetórias, EJA

Resumo

O presente artigo busca discutir, com base em resultados de pesquisa, como mulheres mães conciliam estudos e maternidade na vida cotidiana. Apresenta-se como objetivo principal entender como constroem estratégias, os suportes e apoios que têm permitido a elas ampliar a escolaridade. No que tange à metodologia, a pesquisa recorre a abordagem quantitativa, elaborando e aplicando extenso questionários e articulando os resultados com e observação de campo. O estudo empírico efetivou-se no conjunto de favelas da Maré, situado no Rio de Janeiro, com mães estudantes da educação de jovens e adultos (EJA). Os resultados mostraram que Trabalho é uma categoria em destaque na relação entre estudos e maternidade, sobretudo entre as mais pobres, moradoras de favela, pretas e pardas, tendo em vista que é considerado fator prioritário, principalmente nos casos em que a mulher é a única ou a principal responsável pelo sustento da casa. Ficou evidente, que nas suas trajetórias os afazeres domésticos e os cuidados dos filhos são considerados, na maioria das vezes, tarefas exclusivas das mulheres, condição que acaba distanciando muitas delas da escolarização. Nesse contexto, a EJA aparece como o “campo de possibilidade”. Assim, o estudo transita pelo debate que aproxima gênero dos campos da educação, trabalho e demais intersecções, buscando levantar elementos capazes de fornecer subsídios para a construção de políticas públicas, que consolide o direito à educação para todas as mulheres, como prevê a Constituição Federal.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

GONÇALVES DA FONSECA, Rosilaine; RIBEIRO ANDRADE, Eliane. Conciliação entre educação e maternidade:: trajetórias escolares de mulheres da EJA na Maré/RJ. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 209–223, 2024. DOI: 10.12957/teias.2014.82712. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82712. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo