Direito à educação, educação ao longo da vida e educação de jovens e adultos:

reafirmação de conceitos em tempos de retrocessos de direitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2014.82723

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, EJA, educação permanente, aprendizagem ao longo da vida

Resumo

O presente artigo versa sobre direito à educação, à luz da educação de jovens e adultos (EJA) analisada a partir da ideia de educação e aprendizagem ao longo da vida. A Educação, em suas dimensões histórica, cultural e sociopolítica, é entendida como direito humano inalienável. Considerando o momento político dos últimos dez anos, marcado pelo encolhimento da modalidade e por retrocessos no campo das políticas públicas, o texto se propõe a discutir analiticamente conceitos já conhecidos no campo da EJA, entendendo a necessidade de sua reafirmação em tempos de reconstrução de direitos. As reflexões apontadas englobam a heterogeneidade dos sujeitos, a diversidade de demandas que atravessam a EJA e a noção de educação ao longo da vida enquanto uma prática social que articula conhecimentos, saberes e experiências de vida dos educandos. A análise fundamenta-se em autores diversos e tem um foco no pensamento freiriano. Conclui-se ratificando o entendimento de que a EJA se investe de um caráter inerente à educação enquanto aprendizagem ao longo da vida, não divorciado da dimensão social, individual e coletiva de aprendizagem. Denota, pois, um processo de aprendizagem que é permanente e precisa ter como horizonte a retomada da reflexão sobre essas temáticas nas instâncias de formação de educadores e na construção de políticas públicas.

Biografia do Autor

Renato Pontes Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

 

 

 

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

ELESBÃO DUARTE FILHO, José; PONTES COSTA, Renato. Direito à educação, educação ao longo da vida e educação de jovens e adultos:: reafirmação de conceitos em tempos de retrocessos de direitos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 86–100, 2024. DOI: 10.12957/teias.2014.82723. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82723. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo