A educação e a aprendizagem ao longo da vida chegam à LDB brasileira:

o conceito por detrás do princípio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.82628

Palavras-chave:

educação e aprendizagem ao longo da vida, Unesco, políticas educacionais no Brasil

Resumo

O artigo discute as matrizes históricas do conceito de educação e aprendizagem ao longo da vida por meio de referenciais teóricos da análise documental. Analisa documentos de política educacional da Unesco referentes a três décadas, mostrando fundas continuidades históricas entre si. Partindo da constatação de que o conceito de educação e aprendizagem ao longo da vida assumiu recentemente o status de princípio na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Brasil, questiona os significados dessa inclusão na LDB e a reconhece no mesmo nexo histórico de outras reformas educacionais contemporâneas no Brasil, como a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a homologação da Base Nacional Comum Curricular. Fundamentado em referenciais do campo crítico, o trabalho apresenta o conjunto de argumentos que conformam esse princípio educativo, pautado em fortes críticas aos sistemas educacionais e na defesa da horizontalização de espaços educativos e do estreitamento da formação humana conformada à lógica mercantil.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

RODRIGUES, Marilda Merência; MENDES CALEGARI, Jean Franco. A educação e a aprendizagem ao longo da vida chegam à LDB brasileira: : o conceito por detrás do princípio. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 266–279, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.82628. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82628. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo