Política de educação e currículo

trabalho e subjetivação de adultos 50+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.82110

Palavras-chave:

política de educação, currículo, trabalho, envelhecimento

Resumo

Este artigo problematiza a relação entre políticas de educação, currículo, envelhecimento e trabalho envolvendo indivíduos adultos 50+. O objetivo é analisar concepções de política de educação e de currículo da educação não formal nos processos de subjetivação de pessoas da faixa etária de 50+, em situação de trabalho. O processo investigativo pautou-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos estudos bibliográficos, análise de documentos e pesquisa de campo com realização de entrevistas, tendo como sujeitos pessoas com 50+. Os resultados das análises revelam fragilidades na articulação entre políticas públicas e diversidade etária, em uma perspectiva de direitos humanos e justiça social, frente à imposição de um padrão de produtividade. As reflexões e interpretações realizadas estimulam novas investigações frente aos desafios que se colocam à construção de políticas públicas e de currículo na perspectiva da conquista de direitos e da justiça social, considerando o processo de envelhecimento.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

DE OLIVEIRA, Elizângela Farias; DUMARA RUIZ SILVEIRA, Nadia; VICTOR DE OLIVEIRA, Ozerina. Política de educação e currículo: trabalho e subjetivação de adultos 50+. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 317–329, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.82110. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82110. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo