Projeto Plenarinha na educação infantil:
possibilidades e desafios na roda de conversa
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.76373Palavras-chave:
projeto plenarinha, distrito federal, participação infantil, educação infantil, roda de conversaResumo
Geralmente, projetos desenvolvidos junto às crianças da educação infantil partem do planejamento da própria instituição educativa, fruto do seu projeto político-pedagógico e/ou reuniões pedagógicas. Neste artigo, o projeto em questão, Projeto Plenarinha, é proposto pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) às instituições de educação infantil do Distrito Federal e, o que apresentaremos é fruto de uma pesquisa cujos objetivos eram analisar a participação das crianças, bem como os desafios e as possibilidades que permeavam esta prática pedagógica; verificar a compreensão docente acerca do Projeto; investigar a ação pedagógica relacionada ao desenvolvimento do Projeto e, ainda, identificar se as possibilidades participativas das crianças relacionadas ao Projeto Plenarinha durante sua execução eram efetivas em uma instituição de educação infantil do Distrito Federal. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados observação participante, registro em diário de campo, desenhos, fotos, gravação de voz e análise documental. Com base na análise dos dados que surgiram durante a pesquisa, refletiu-se a participação infantil a partir de três eixos: atividades relacionadas à Plenarinha; a roda de conversa e a escuta da criança; sendo que para este artigo o recorte para análise refere-se ao eixo “a roda de conversa”.
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