Educação física e educação de jovens, adultos e idosos:

um ensaio para tornar-se outra coisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.82708

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, educação física, educação

Resumo

Este ensaio deriva de uma pesquisa desenvolvida em um curso de especialização de uma universidade pública brasileira. Ao longo do texto refletimos sobre a educação de jovens, adultos e idosos e a educação física, na contemporaneidade, pensando-as como direitos garantidos, respeitados e inegociáveis, apostando na possibilidade poética e política de torná-las outras coisas, como nos ensina a Didática da invenção, de Manoel de Barros. O organizamos em quatro momentos escolares: a entrada, a chamada, a aula e a saída. Espaços-tempos para ensaiarmos possibilidades para transpor a hegemonia dominante, encontrando na educação, ambiência propícia para a emancipação dos estudantes, se aliando através da pesquisa com ações-teorias que visibilizam os/as sujeitos/as envolvidos/as na/com a educação de jovens e adultos (EJA). Gente que elabora suas juventudes e senioridades em conjunto, no chão da escola, no cotidiano. Assim, apostamos na experiência de um fazer acadêmico implicado com pessoas de conhecimentos aprendidos e criados ao longo de suas existências.

Biografia do Autor

Vitória da Silva Bemvenuto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

 

 

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

BEMVENUTO, Vitória da Silva; DALMONTE MALACARNE, José Augusto; MARINS NOGUEIRA PEIL, Luciana. Educação física e educação de jovens, adultos e idosos: : um ensaio para tornar-se outra coisa. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 482–489, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.82708. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82708. Acesso em: 2 maio. 2025.