Sofrimento ético-político e interdição do direito à educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2014.82495

Palavras-chave:

sofrimento ético-político, direito à educação, educação de jovens e adultos

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou compreender emoções e sentimentos relatados por jovens, adultos e idosos que sofreram interdições no direito à educação em qualquer fase de suas vidas. O estudo focalizou a entrevista realizada com uma mulher negra e pobre, moradora de um Assentamento no Rio de Janeiro. A investigação adotou a categoria analítica sofrimento ético-político e a interface entre gênero, raça e classe como mediação na análise da dor e sofrimento causados pela negação do direito à educação. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e valeu-se da entrevista compreensiva como meio para conhecer histórias de vida perpassadas pela negação de direitos. O estudo revelou o sofrimento provocado pela espoliação humana, afetando direitos fundamentais e a subjetividade da entrevistada. Permitiu concluir ainda que a interdição do direito à educação é um estado complexo que faz confluir o pensar, o sentir e as determinações sociais que resultam no não respeito à dignidade humana.

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

SCHNEIDER, Sonia Maria; DE LIMA DANTAS , Aline Cristina. Sofrimento ético-político e interdição do direito à educação de jovens e adultos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 115–127, 2024. DOI: 10.12957/teias.2014.82495. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82495. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo