Educação popular, educação ao longo da vida e o letramento digital de pessoas idosas:
entre elos e contradições
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82545Palavras-chave:
educação ao longo da vida, educação popular, letramento digital, pessoas idosas, velhiceResumo
Este estudo tem como foco temático a ligação entre as perspectivas da educação popular e da educação ao longo da vida com a prática social de pessoas idosas, voltando-se para os debates acerca dos elos e das contradições encontradas nesta relação. O objetivo geral da pesquisa foi discutir estas conexões sob um prisma amplo, elucidando algumas questões que perpassam estas temáticas, as quais vão desde a adequação mercadológica na fabricação de novas tecnologias para o público idoso ao processo de construção da autonomia propiciado pelas funcionalidades dos aparelhos tecnológicos. Concernente aos aspectos teórico-metodológicos da investigação, o artigo possui abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e se caracteriza por ser bibliográfico, resultado, portanto, de uma dissertação de mestrado. A partir das análises, observou-se que o letramento digital, aliado as perspectivas da educação popular e da educação ao longo da vida, pode contribuir positivamente para as vivências sociais das pessoas idosas nas mais variadas esferas da sociedade.
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