Educação popular, educação ao longo da vida e o letramento digital de pessoas idosas:

entre elos e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.82545

Palavras-chave:

educação ao longo da vida, educação popular, letramento digital, pessoas idosas, velhice

Resumo

Este estudo tem como foco temático a ligação entre as perspectivas da educação popular e da educação ao longo da vida com a prática social de pessoas idosas, voltando-se para os debates acerca dos elos e das contradições encontradas nesta relação. O objetivo geral da pesquisa foi discutir estas conexões sob um prisma amplo, elucidando algumas questões que perpassam estas temáticas, as quais vão desde a adequação mercadológica na fabricação de novas tecnologias para o público idoso ao processo de construção da autonomia propiciado pelas funcionalidades dos aparelhos tecnológicos. Concernente aos aspectos teórico-metodológicos da investigação, o artigo possui abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e se caracteriza por ser bibliográfico, resultado, portanto, de uma dissertação de mestrado. A partir das análises, observou-se que o letramento digital, aliado as perspectivas da educação popular e da educação ao longo da vida, pode contribuir positivamente para as vivências sociais das pessoas idosas nas mais variadas esferas da sociedade.

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

NUNES DOS SANTOS, André Luís; BATISTA MACHADO, Aline Maria. Educação popular, educação ao longo da vida e o letramento digital de pessoas idosas: : entre elos e contradições. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 253–265, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.82545. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82545. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo