BNCC e DOP’s como instrumentos político-ideológicos das políticas educacionais da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.82672

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Este artigo analisa as políticas educacionais que normatizam a educação de jovens e adultos (EJA) a partir do período pós-golpe de 2016, a saber a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (DOp´s), de 2021. A metodologia utilizada é uma aproximação da análise do ciclo de políticas (Ball, 1994), notadamente o contexto de elaboração da política e o contexto da elaboração do texto da política, combinada aos modelos de análise de políticas educacionais voltados à EJA, propostos por Lima (2020), e a abordagem de contradição, de Gracindo (1994). Conclui-se que as políticas investigadas estão vinculadas, predominantemente, ao modelo de gestão de recursos humanos que responde a uma concepção de formação dos educandos da EJA voltada aos interesses mercadológicos alinhados ao neoconservadorismo, limitando a formação crítica e o horizonte emancipatório desses sujeitos, e mantendo a lógica de dominação material e intelectual da classe trabalhadora e seus filhos.

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

SILVA NOGUEIRA, Maíra; SANTOS, Emina Márcia Nery dos; MADSON OLIVEIRA MAIA, Anderson. BNCC e DOP’s como instrumentos político-ideológicos das políticas educacionais da EJA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 280–294, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.82672. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82672. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo