BNCC e DOP’s como instrumentos político-ideológicos das políticas educacionais da EJA
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82672Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, Base Nacional Comum CurricularResumo
Este artigo analisa as políticas educacionais que normatizam a educação de jovens e adultos (EJA) a partir do período pós-golpe de 2016, a saber a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (DOp´s), de 2021. A metodologia utilizada é uma aproximação da análise do ciclo de políticas (Ball, 1994), notadamente o contexto de elaboração da política e o contexto da elaboração do texto da política, combinada aos modelos de análise de políticas educacionais voltados à EJA, propostos por Lima (2020), e a abordagem de contradição, de Gracindo (1994). Conclui-se que as políticas investigadas estão vinculadas, predominantemente, ao modelo de gestão de recursos humanos que responde a uma concepção de formação dos educandos da EJA voltada aos interesses mercadológicos alinhados ao neoconservadorismo, limitando a formação crítica e o horizonte emancipatório desses sujeitos, e mantendo a lógica de dominação material e intelectual da classe trabalhadora e seus filhos.
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