O ensino de ciências no Bloco Inicial de Alfabetização:

a visão de professoras dos anos iniciais de uma escola do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.75543

Palavras-chave:

ensino de ciências nos anos iniciais, base nacional comum curricular, currículo em movimento do distrito federal

Resumo

Os anos iniciais do ensino fundamental marcam o primeiro contato que os estudantes possuem com conteúdos específicos de Ciências e o primeiro passo para o letramento científico definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Alguns professores apresentam inseguranças relativas à abordagem dos conteúdos científicos que afetam o desenvolvimento de sua prática, podendo essa insegurança estar relacionada a sua formação generalista. Esse trabalho teve como objetivo investigar a visão de professores do Bloco Inicial de Alfabetização sobre a importância do ensino de Ciências de uma escola do Distrito Federal. Um questionário foi respondido por nove professoras, sendo as respostas analisadas a partir da metodologia de análise temática. Encontramos que uma parte das professoras consideraram ter uma certa dificuldade em abordar conteúdos de Ciências, mas relataram uma boa frequência de atividades práticas e de métodos relevantes para proporcionar a aprendizagem efetiva discutida em documentos como a BNCC e o Currículo em Movimento do Distrito Federal. Ademais, as professoras consideraram o ensino de Ciências importante no Bloco Inicial de Alfabetização, principalmente na formação de um cidadão crítico e no desenvolvimento da relação eu-ambiente, além de apresentarem uma atividade pedagógica em concordância com o que é discutido na literatura como importante para o ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

MARIA CLARA CHAGAS; NUNES, Guilherme da Silveira; PEDREIRA, Ana Júlia Lemos Alves. O ensino de ciências no Bloco Inicial de Alfabetização:: a visão de professoras dos anos iniciais de uma escola do Distrito Federal. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 428–438, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.75543. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/75543. Acesso em: 2 maio. 2025.