Sons da resistência:
a influência da musicalidade na participação ativa de mulheres na capoeira
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82077Palavras-chave:
capoeira, musicalidade, protagonismo femininoResumo
O presente estudo se propôs a investigar os desafios enfrentados por mulheres capoeiristas em sua busca por destaque e reconhecimento no contexto da capoeira, uma manifestação cultural afro-brasileira intrinsecamente imersa em dinâmicas socioculturais permeadas por conflitos de gênero. Utilizando abordagem de pesquisa de campo e adotando fundamentos conceituais e metodológicos da etnografia dialógica, o artigo explora especificamente contribuições da musicalidade da capoeira para o processo de emancipação dessas mulheres. O questionamento central orientador do estudo é direcionado para a compreensão de como a musicalidade na capoeira desempenha papel significativo no processo de emancipação das mulheres capoeiristas. A análise se desenvolve no contexto do coletivo Mulheres de Luanda, buscando promover um espaço reflexivo que propicie visibilidade e protagonismo feminino. Essa iniciativa visa criar um ambiente propício para o compartilhamento de experiências, a escuta atenta e a condução de debates fundamentais para a valorização das narrativas apresentadas pelas mulheres capoeiristas. Os resultados obtidos durante a pesquisa de campo revelam a persistência de preconceitos em relação à participação feminina na capoeira, destacando a existência de relações de poder que permeiam diversos aspectos, como o corpo, o jogo e a musicalidade dentro das rodas. Além disso, são identificadas barreiras que a própria capoeira e seus agentes precisam superar para integrar, de maneira mais efetiva, as mulheres nessa prática.
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