A produção do conhecimento acerca da formação permanente de professores da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.77936Palavras-chave:
formação de professores, formação permanente, educação infantil, estado do conhecimentoResumo
O artigo é decorrente dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e das produções científicas do Grupo de Pesquisa Gestar/CNPq, tendo em vista a construção do campo acerca da formação permanente de professores da educação infantil. Nele, objetiva-se analisar a produção do conhecimento dessa formação no período de 2017 a 2021. A metodologia utilizada foi a partir de uma pesquisa do estado do conhecimento, tendo por base a análise de conteúdo para a construção, categorização e análise dos dados. As produções científicas foram extraídas da base de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Considerando a produção do conhecimento em análise, tornou-se possível compreender que a escola se constitui lócus potente e personificado para o desenvolvimento profissional de professores, sendo que a formação permanente tem muito a ofertar quando acolhida e realizada no contexto de atuação profissional e articulada à proposta político-pedagógica de cada instituição. Também, a formação permanente contribui para uma educação de qualidade, equânime, problematizadora e dialógica, na medida em que se constitui nos contextos de atuação profissional, sendo produzida pelas demandas, fragilidades e potencialidades dos professores.
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