Qualificação da avaliação na EJA:
perspectivas de educadoras de biologia em contexto regional
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.82707Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, avaliação das aprendizagens, documentos orientadoresResumo
A avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas parte da identificação das identidades subjetivas e das intervenções pedagógicas para retroalimentar a aprendizagem. Nesta direção, este artigo emerge de indagações exploradas durante uma investigação de pesquisa de mestrado e tem como temática a avaliação da aprendizagem na EJA. O objetivo foi suscitar possibilidades de qualificação dos processos de avaliação das aprendizagens nos documentos orientadores para a EJA. Para tal, a pesquisa teve como população cinco educadoras de Biologia atuantes em unidades descentralizadas de EJA durante o primeiro semestre de 2023 em municípios de abrangência da Coordenadoria Regional de Educação de Joaçaba, Santa Catarina. A partir de uma entrevista semiestruturada, foram solicitadas sugestões para possíveis qualificações políticas para a avaliação da aprendizagem na EJA. As entrevistas foram interpretadas por análise de conteúdo. Como resultados, evidencia-se que apesar das educadoras não relacionarem a avaliação das aprendizagens com a aprendizagem, sugerem: a criação de uma legislação específica para a modalidade; que a avaliação seja reconhecida nas políticas educacionais; e que haja qualificação na formação docente. Conclui-se que tais sugestões – associadas a uma perspectiva emancipatória de educação – poderiam não apenas possibilitar uma avaliação contextualizada e inclusiva, mas também contribuir na reflexão do compromisso político com os direitos à educação de pessoas jovens, adultas e idosas.
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