Estado da arte sobre dissertações e teses acerca da arte na EJA:

(2002 a 2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2014.82668

Palavras-chave:

arte, educação de jovens e adultos, educação, região Norte

Resumo

No contexto histórico da educação de jovens e adultos no Brasil, observa-se um movimento significativo em direção à democratização do acesso ao ensino, buscando eliminar barreiras e proporcionar oportunidades educacionais inclusivas. Nesse panorama, a arte emerge como um componente crucial, pois transcende as fronteiras tradicionais da aprendizagem, oferecendo um meio de expressão e desenvolvimento pessoal. O objetivo da pesquisa foi realizar um estado da arte sobre teses e dissertações acerca da arte na EJA no Brasil em Programas de Pós-graduação em Educação (2002 a 2023), no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. De abordagem qualitativa e quantitativa, o estudo assumiu caráter exploratório e bibliográfico. A partir das análises feitas nas teses e dissertações encontradas no referido Catálogo, constatamos que há escassez de produção acadêmica sobre arte na EJA, na região Norte, principalmente no estado do Tocantins, o que implica a necessidade de apoiar pesquisas com esse tema, a fim de enriquecer a compreensão e a aplicação de estratégias educacionais voltadas ao campo, nesse contexto.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

SOUSA, Maria Soraia Dias; DE ARAÚJO, Gustavo Cunha. Estado da arte sobre dissertações e teses acerca da arte na EJA:: (2002 a 2023). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 69–85, 2024. DOI: 10.12957/teias.2014.82668. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82668. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo