Os sentidos da alfabetização na narrativa de vida dos alunos da EJA
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.81960Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, alfabetização, análise do discursoResumo
A alfabetização transforma a concepção que os sujeitos têm sobre sua própria história de vida. Entender de que maneira essa transformação se dá, a partir da Análise de Discurso de matriz francesa e dos pressupostos da Teoria Sócio-histórica do Letramento, é o objetivo principal da pesquisa de mestrado apresentada no presente artigo. Compreendendo a EJA (Educação de Jovens e Adultos) a partir da perspectiva discursiva, como um espaço político organizado para preencher lacunas sociais de um país desigual, buscamos conhecer as trajetórias de vida de seus alunos, bem como os movimentos que eles empreendem em busca da possibilidade de ler e escrever, e de decodificar a língua. Mobilizando conceitos de narrativa que ratificam a importância dos espaços de escuta e fala no processo de criação de sentidos e encontro de si, criamos tais espaços, por meio das entrevistas, que são base para a constituição de nosso corpus.
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