Qualidade de vida de alunos da educação de jovens e adultos e reflexos na aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.81475

Palavras-chave:

saúde, educação, qualidade de vida, aprendizagem

Resumo

Objetivo: Analisar a qualidade de vida dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) e o reflexo na aprendizagem. Método: Trata-se de um estudo exploratório documental com abordagem quantitativa e descritiva na construção e na análise de dados, que foi realizado em duas escolas públicas municipais, em Juazeiro, Bahia (BA) e Petrolina, Pernambuco (PE), com alunos da EJA, através do instrumento Whoqol Bref, de um questionário elaborado pelas pesquisadoras e da análise de um banco de dados com os resultados de aprendizagem bimestrais. Resultados: Ao analisar os scores de qualidade de vida geral e seus domínios, evidenciaram-se valores médios mais elevados para o domínio psicológico e scores médios mais baixos para o domínio ambiente. Os resultados dos scores de qualidade de vida evidenciaram que não houve correlação significativa com os baixos resultados de aprendizagem, entretanto, apresentaram um score baixo para qualidade de vida. Conclusão: Recomenda-se a necessidade por parte das redes de ensino, instituírem ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida dos estudantes da EJA, a fim de trazer benefícios, para que estes consigam cumprir sua trajetória escolar de forma plena e significativa.

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

FERNANDES, Flávia Emília Cavalcante Valença; ANUNCIAÇÃO, Silvana Coelho de Araújo da; MELO, Rosana Alves de. Qualidade de vida de alunos da educação de jovens e adultos e reflexos na aprendizagem. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 357–369, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.81475. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/81475. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo