O Programa Jovens Empreendedoras Primeiros Passos (JEPP) e o fomento à mentalidade empreendedora nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80298Palavras-chave:
Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, mentalidade empreendedora, educaçãoResumo
A pesquisa, de natureza bibliográfico-documental, problematiza como o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) colabora com a construção da mentalidade empreendedora na formação de crianças do 2º ano do ensino fundamental da rede pública de educação. Opta-se pela onto-metodologia materialista na tentativa de compreender a imanência desse objeto e suas diversas determinações a partir de sua formação histórico-genética. A investigação discorre sobre a relação entre a crise estrutural do capital, abordada por István Mészáros (2011), e a mentalidade empreendedora, categoria utilizada e abordada por autores como Antunes (2009), para compreender a mistificação do empreendedorismo através da educação. A presente investigação analisou o material do Programa JEPP, publicado e disponibilizado às escolas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com foco no livro do 2º ano do ensino fundamental I, intitulado "Jovens Empreendedores: Temperos Naturais" (2012). A seleção deste material é justificada por sua abordagem enfática das categorias relacionadas ao empreendedorismo. A título de considerações, o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) aponta para a precarização da formação da classe trabalhadora por meio do sistema educacional. Conclui-se por fim, que o empreendedorismo tem se introduzido no campo formativo-ideológico da classe trabalhadora por intermédio de políticas educativas, como o programa em tela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.