O Programa Jovens Empreendedoras Primeiros Passos (JEPP) e o fomento à mentalidade empreendedora nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.80298

Palavras-chave:

Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, mentalidade empreendedora, educação

Resumo

A pesquisa, de natureza bibliográfico-documental, problematiza como o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) colabora com a construção da mentalidade empreendedora na formação de crianças do 2º ano do ensino fundamental da rede pública de educação. Opta-se pela onto-metodologia materialista na tentativa de compreender a imanência desse objeto e suas diversas determinações a partir de sua formação histórico-genética. A investigação discorre sobre a relação entre a crise estrutural do capital, abordada por István Mészáros (2011), e a mentalidade empreendedora, categoria utilizada e abordada por autores como Antunes (2009), para compreender a mistificação do empreendedorismo através da educação. A presente investigação analisou o material do Programa JEPP, publicado e disponibilizado às escolas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com foco no livro do 2º ano do ensino fundamental I, intitulado "Jovens Empreendedores: Temperos Naturais" (2012). A seleção deste material é justificada por sua abordagem enfática das categorias relacionadas ao empreendedorismo. A título de considerações, o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) aponta para a precarização da formação da classe trabalhadora por meio do sistema educacional. Conclui-se por fim, que o empreendedorismo tem se introduzido no campo formativo-ideológico da classe trabalhadora por intermédio de políticas educativas, como o programa em tela.

Biografia do Autor

Jociene Araujo Lima, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada en Pedagogía por la Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista en Educación y Contemporaneidad por el Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) y Políticas Públicas (FAVENI). Estudiante de Maestría en Educación y Enseñanza en la Maestría Intercampi en Educación y Enseñanza (MAIE) de la Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Miembro del Grupo de Estudios e Investigación en Educación y Sociedad del Estado (GESPEES/UERN/CNPq) desde 2019.

Janaira Fernandes Teixeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Es licenciada en Filosofía por el Centro Universitário Católica de Quixaadá - UNICATÓLICA, licenciada en Filosofía por el Claretiano Centro Universitário y estudiante de maestría en el Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino - MAIE.

José Deribaldo Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

She has a degree in Pedagogy from the Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/2001), a specialization in School Management from the Universidade Estadual do Ceará (UECE/2003), a master's degree in Public Policies and Society (UECE/2005), in 2006 she did a doctoral internship at the Universidade do Porto (UP), and in 2009 she completed her doctorate in Brazilian Education at the Universidade Federal do Ceará (UFC). In 2015, he completed a post-doctoral internship in Aesthetics at the Complutense University of Madrid (UCM) with a CAPES grant. He is an Adjunct Professor at the Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE), working in the Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) and the Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). He is a researcher at the Central Sertão Social Policies Research Laboratory (Lapps-UECE). He conducts research in the areas of Labor and Education and Marxist Aesthetics. His main areas of activity are Vocational Education and Teacher Training. She leads the Labor, Education, Aesthetics and Society Research Group (GPTREES). Member of the UECE Research Council.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

LIMA, Jociene Araujo; TEIXEIRA, Janaira Fernandes; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos. O Programa Jovens Empreendedoras Primeiros Passos (JEPP) e o fomento à mentalidade empreendedora nas escolas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 414–427, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.80298. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/80298. Acesso em: 2 maio. 2025.