Compondo currículos nômades nos cotidianos escolares da educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.82720

Palavras-chave:

macro/micropolíticas, currículos nômades, teorias-práticas, cotidianos escolares, EJA

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento com turmas do segundo segmento da educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola pública da rede municipal que aposta na composição de currículos nômades constituídos nos movimentos de corpos coletivos nos cotidianos escolares. Problematiza como as macro/micropolíticas engendram currículos nômades, configurando linhas de fuga nos cotidianos escolares da EJA. Objetiva cartografar os processos de composições curriculares que ocorrem nos encontros coletivos e nos espaços de ensino-aprendizagem, como outros modos possíveis de ser e estar na educação. Entende-se que a cartografia, como metodologia de pesquisa, requer o acompanhamento com olhar sensível do cartógrafo aos deslocamentos traçados nas composições de mapas abertos, passíveis de rasuras e mudanças de percurso. As ferramentas teórico-conceituais apresentadas têm como intercessores teóricos Deleuze, Guattari, Rolnik, Gallo e Foucault, para problematizar os conceitos de macro/micropolítica entendidos como forças indissociáveis em constante relação na educação; currículos nômades como linhas de fuga a outros fazeres possíveis; e heterotopias como o espaço do fora, os espaços dessacralizados de aprendizagens nas composições curriculares com a EJA. Como conclusão parcial, aponta os movimentos que constituem currículos nômades como insurgências tecidas nos encontros, nos afetos e afecções de corpos coletivos que potencializam a vida dos cotidianos escolares da EJA.

 

Biografia do Autor

Daniele Fonseca, Universidade Federal do Espírito Santo

Master's student in Education in the Postgraduate Program in Education (PPGE), at the Federal University of Espírito Santo. Teacher of Youth and Adult Education at Serra-ES City Hall.

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

FONSECA, Daniele; DELBONI, Tânia Mara. Compondo currículos nômades nos cotidianos escolares da educação de jovens e adultos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 343–356, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.82720. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82720. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo