A aprendizagem/educação ao longo da vida como base filosófica para propostas de emancipação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2014.82592Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, aprendizagem ao longo da vida, decolonialidadeResumo
O presente estudo aborda a aprendizagem/educação ao longo da vida como base filosófica para subsidiar propostas de emancipação nos contextos de educação de jovens e adultos (EJA). Trata-se de uma investigação qualitativa de caráter teórico-conceitual. Busca-se explorar as contribuições teóricas freirianas e decoloniais para se repensar a EJA, confrontando a colonialidade do saber. O conceito de aprendizagem/educação ao longo da vida abrange diversos aspectos da vida, como desenvolvimento pessoal, competências laborais e participação cidadã, e é objeto de disputa ideológica entre abordagens humanizadoras e aquelas que servem à razão moderno-capitalista-colonial. Defende-se a aprendizagem/educação ao longo da vida como arcabouço filosófico para subsidiar propostas de emancipação dos grupos sociais subalternizados e para confrontar as múltiplas estruturas de opressão que operam sobre os sujeitos da EJA. Compreendê-la como filosofia da educação significa respaldar-se em alguns de seus princípios para repensar a natureza, a finalidade e o impacto da educação na formação humana, considerando as transformações históricas, os jogos de poder, o direito à educação e a condição material e subjetiva do ser. Esta abordagem contrasta com a visão instrumental-técnico-econômica historicamente dominante no campo da educação e que vem se apropriando das noções de aprendizagem/educação ao longo da vida sob o ponto de vista do ideário neoliberal. Entende-se a educação como necessidade humana ontológica, o que faz da aprendizagem/educação ao longo da vida um princípio fundamental da educação emancipatória e, portanto, como sua base filosófica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.