A aprendizagem/educação ao longo da vida como base filosófica para propostas de emancipação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2014.82592

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, aprendizagem ao longo da vida, decolonialidade

Resumo

O presente estudo aborda a aprendizagem/educação ao longo da vida como base filosófica para subsidiar propostas de emancipação nos contextos de educação de jovens e adultos (EJA). Trata-se de uma investigação qualitativa de caráter teórico-conceitual. Busca-se explorar as contribuições teóricas freirianas e decoloniais para se repensar a EJA, confrontando a colonialidade do saber. O conceito de aprendizagem/educação ao longo da vida abrange diversos aspectos da vida, como desenvolvimento pessoal, competências laborais e participação cidadã, e é objeto de disputa ideológica entre abordagens humanizadoras e aquelas que servem à razão moderno-capitalista-colonial. Defende-se a aprendizagem/educação ao longo da vida como arcabouço filosófico para subsidiar propostas de emancipação dos grupos sociais subalternizados e para confrontar as múltiplas estruturas de opressão que operam sobre os sujeitos da EJA. Compreendê-la como filosofia da educação significa respaldar-se em alguns de seus princípios para repensar a natureza, a finalidade e o impacto da educação na formação humana, considerando as transformações históricas, os jogos de poder, o direito à educação e a condição material e subjetiva do ser. Esta abordagem contrasta com a visão instrumental-técnico-econômica historicamente dominante no campo da educação e que vem se apropriando das noções de aprendizagem/educação ao longo da vida sob o ponto de vista do ideário neoliberal. Entende-se a educação como necessidade humana ontológica, o que faz da aprendizagem/educação ao longo da vida um princípio fundamental da educação emancipatória e, portanto, como sua base filosófica.

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

JOAQUIM, Bruno dos Santos; PESCE, Lucila. A aprendizagem/educação ao longo da vida como base filosófica para propostas de emancipação . Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 26–38, 2024. DOI: 10.12957/teias.2014.82592. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82592. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo