A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (2015) e o Marco de Ação de Marraquexe (2022):

estagnações e avanços na política internacional de educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2014.81450

Palavras-chave:

EJA, políticas públicas, ONU, Unesco

Resumo

A pesquisa buscou realizar uma análise sobre a política internacional de educação de jovens e adultos, a partir da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU elaborado em 2015, que teve a Unesco como organismo responsável no âmbito da educação. O outro documento analisado foi Marco de Ação de Marraquexe, produto final da Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea VII) realizada em 2022 no Marrocos. Para tanto, a pesquisa foi estruturada de modo qualitativo e utilizou revisão bibliográfica e análise documental. O estudo demonstrou que a política internacional de educação de jovens e adultos apresenta contradições, intenções de avanços, estagnações, propõe consensos, não aponta para ruptura do modo de produção capitalista, mas insiste em equacionar desigualdades, inerentes ao próprio capitalismo, que atravessam os sujeitos por ela atendidos. Ainda assim, entendemos serem as Confinteas espaços políticos fundamentais para avançarmos na efetivação da educação de jovens e adultos como direito de todas e todos.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

TEIXEIRA DE OLIVEIRA, Rogerio; RODRIGUES COVA, Marcia Cristina. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (2015) e o Marco de Ação de Marraquexe (2022): : estagnações e avanços na política internacional de educação de jovens e adultos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 77, p. 39–52, 2024. DOI: 10.12957/teias.2014.81450. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/81450. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo