Sobre a Revista

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da educação, centrados nas relações com a sociedade. Publica artigos inéditos de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Os trabalhos encaminhados para publicação em meios eletrônicos — inéditos — não podem ser apresentados simultaneamente para avaliação em outro periódico. Organiza-se trimestralmente por seção temática, em que se aceitam apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do tema proposto; além dessa, recebe artigos para as demais seções próprias da Revista em demanda contínua.

e-ISSN: 1982-0305 | ISSN: 1518-5370 | Ano de criação: 2001 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A2 (2017/2018) | DOI: 10.12957/teias

Anúncios

Edição Atual

v. 25 n. 79 (2024): Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência
					Visualizar v. 25 n. 79 (2024): Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como  modo de insurgência
Publicado: 28-11-2024

Editorial

  • Editorial

    Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.88253
  • Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência

    Ana Cláudia da Silva Rodrigues , Ozerina Victor de Oliveira, Edisson Cuervo Montoya
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.88255
  • A insurgência da cartografia na produção de saberes experenciais de docentes indígenas no educar em direitos humanos

    Zenailde Rodrigues Costa, Maria do Socorro Borges da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86972
  • Neoliberalismo, identitarismo e coalizões políticas: das possibilidades de insurgências

    Marlon Silveira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86724
  • Cenas antidemocráticas: manifestações neoliberais e neoconservadoras nos currículos escolares

    Anderson Neves dos Santos, Juliana Lazzaretti Segat, Marcio Caetano
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86844
  • Significantes vazios e identificações: discursos curriculares pernambucanos

    Divane Oliveira de Moura Silva, Viviane Rauane Bezerra Silva, Kátia Silva Cunha
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86719
  • A educação e o campesinato: o MST como ferramenta de empoderamento para homens e mulheres do campo

    Andréia de Oliveira Castro, Ronaldo dos Santos Leonel, Klebson Daniel Sodré do Rosário
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86513
  • Descolonização das disciplinas acadêmicas na formação de professores

    Andréa Giordanna Araujo da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.85451
  • "Eles colocam uma realidade lá que não é minha!": análise das práticas e políticas curriculares no campo da educação física à luz da clínica da atividade

    Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Cecilia Borges, Samuel de Souza Neto
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86098
  • Docências curriculantes em atos formacionais: heurística e política municipalista insurgentes

    Roberto Sidnei Macedo, Herbert Gomes Silva, Renê Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86845
  • Educação financeira menor: ato criativo docente em uma comunidade ribeirinha no Amazonas

    Ynara Silva Luniere Brito, Guilherme Araújo Soares, Maria Ione Feitosa Dolzane
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.85369
  • A produção de textos de políticas curriculares: um olhar sobre as disputas para a definição de um currículo nacional brasileiro (1993-2017)

    Rafaela Albergaria Mello, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86831
  • Reordenamento curricular do ensino médio no estado de Mato Grosso

    Ana Lara Casagrande, Waleska Gonçalves de Lima, Cristiano Maciel
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.84815
  • Construção coletiva de um trabalho docente antirracista na pandemia

    Cleidiane Lemes Oliveira, Lorene dos Santos, Teodoro Adriano Costa Zanardi
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86834
  • O perfil docente no ensino médio gaúcho: aprofundamento curricular de Expressão Corporal

    Alexandre Paulo Loro, Jonny Alex Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.85622
  • Ensino e aprendizagem matemática na educação do campo e da educação de pessoas jovens, adultas e idosas: uma meta-análise

    Josefa Manuela dos Santos, Maria Batista Lima
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86002
  • Análise das metas de valorização docente do Plano Nacional de Educação (2014-2024) e perspectivas para novo decênio (2024-2034)

    Beatriz Heitich da Silva Farias, Flávia Wagner
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86532
  • Orientações oficiais da rede municipal de ensino de Belém para as práticas curriculares na pandemia de covid-19 no ano de 2020

    Marluce Batista Silva Cardoso, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86829
  • Planejamento docente colaborativo como ferramenta estratégica de uma educação inclusiva: uma preliminar de pesquisa

    Simone de Abreu Duarte Kluser de Jesus, Rosa Lídice de Moraes Valim, Alessandro Jatobá
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86425
  • Os raios x da experiência formativa: retroalimentação colaborativa de currículo

    Ruben Darío Montoya Nanclares, Catharine Prata Seixas
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86435

Entrevista

  • Finalidades e tarefas educativas da escola na perspectiva dos movimentos sociais populares

    Salomão Antônio Mufarrej Hage
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.87438

Artigos de Demanda Contínua

  • Governabilidade neoliberal e as competências e habilidades da BNCC: uma reflexão a partir de Michel Foucault

    Edilene Maria de Carvalho Leal, Esmeraldo Leal dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.78840
  • Produção curricular brasileira e suas interlocuções com a EPT e o currículo integrado

    Joice Pereira Soares, Letícia Ramalho Brittes
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79503
  • Concepção de ensino-aprendizagem da leitura do programa Tempo de Aprender: proposta inovadora ou velho modelo travestido de novo?

    Dania Monteiro Vieira Costa, Cláudia Maria Mendes Gontijo
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.80324
  • Genética no ENEM: a presença das imagens e a caracterização das questões com base na matriz de referência para o exame

    Priscilla Guimarães Zanella Diniz, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Tania Cremonini Araújo-Jorge
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79476
  • Redes de ensino e desigualdades sociais no Pará: uma análise a partir do Exame Nacional do Ensino Médio

    Vergas Vitória Andrade da Silva, Gustavo César de Macêdo Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.80305
  • Pasolini, cinema e educação: dispositivos fílmicos para uma pedagogia corsária

    João Paulo Barreto Dias, Giovana Scareli
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79021
  • Combatendo a subversão em nome da Pátria, de Deus e da Família: ações e representações em torno de jovens e drogas na ditadura militar

    Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi, Maria de Lourdes Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82626
  • A revisão crítica de Adorno sobre o direcionamento ético da educação

    Alessandro Lombardi Crisostomo
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.80735
  • O ato de educar como narrativa: o caso de uma criança com síndrome de Down

    Érica Aparecida Garrutti, Isaura Regina do Amaral
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79419
  • Tecnologia Assistiva e autismo: um olhar sobre as escolas públicas municipais do Rio de Janeiro

    Rafaela Faria da Silva, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79205
  • Inclusão educacional e TDIC: uma análise da atuação docente

    Evaneyde dos Santos Souza, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Joanna Angélica Melo de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.80504
  • O conflito geracional e o uso de metodologias ativas no ensino de matemática

    Lana Priscila Souza, Sandro César Silveira Jucá
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79142
  • Corpo-mulher amazônida pesquisadoras na Filosofia da diferença

    Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa, Monica Silva Aikawa
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.80279
  • Relação de escuta da professora coordenadora com as crianças de uma escola de educação infantil

    Natalí Angela Zanfelice, Laura Noemi Chaluh
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79324
  • Aprender a ensinar: o que dizem docentes em diferentes fases da carreira

    Laura Valadares, Laélia Portela Moreira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79594
  • Concepções sobre educação sexual de professores da educação de jovens e adultos de uma escola do campo do município de Antônio Cardoso (BA)

    Cristiane de Oliveira Cerqueira, Maricleide Pereira de Lima Mendes
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.80301
  • A formação em um curso de licenciatura em educação do campo na área ciências da natureza: entre o projeto pedagógico e as vozes dos formandos

    Luana Alencar dos Santos, Alexandre Leite dos Santos Silva, Suzana Gomes Lopes
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79617

Ensaios

  • Trilhando caminhos: um ensaio autobiográfico sobre a democratização da educação superior no Brasil

    Cádia Carolina Morosetti Ferreira, Viviane Martins Vital Ferraz, Rosane Carneiro Sarturi
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.85391

Em Pauta

  • A educação das relações étnico-raciais no referencial curricular da área de ciências da natureza

    Thamiris Anacleto Basílio, Marileide Gonçalves França
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.80802
Ver Todas as Edições

Indexadores e Diretórios

             

além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistema OAI para consultas.