v. 9 n. 2 (2023): 20 anos da Lei 10.639: Conversas Curriculares Entre Saberes, Práticas e Políticas Antirracistas

					Visualizar v. 9 n. 2 (2023): 20 anos da Lei 10.639: Conversas Curriculares Entre Saberes, Práticas e Políticas Antirracistas

Buscamos neste Dossiê, colocar em conversação diferentes criações curriculares tecidas a partir da implementação da Lei nº10.639/03 e das ações afirmativas, vislumbrando compor uma constelação de artigos que orientem para outros possíveis, referenciados por e referenciando epistemologias negras. Nos cotidianos escolares e para além deles, muitas são as redes de sujeitos que se desafiam na construção de modos outros de ser, estar, se relacionar, educar e viver, os quais afirmam a negritude como potência de existência, como força e riqueza ancestrais afirmativas do povo negro.

Agradecimento especial aos organizadores Allan Rodrigues (UFRJ/UNESA), Patrícia Baroni (UFRJ) e Rafael Honorato (UEPB) e ao artista Marcus Paulo Pacheco (UERJ) pelo design da capa do Dossiê.

Publicado: 20-11-2023
  • Expediente

    1-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.80154
  • Editorial

    Rafael Ferreira de Souza Honorato, Patrícia Raquel Baroni, Allan de Carvalho Rodrigues
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.80155
  • 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS

    Allan de Carvalho Rodrigues, Patrícia Raquel Baroni, Rafael Ferreira de Souza Honorato
    7-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.80242

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS

  • EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL ATRAVÉS DAS ARTES

    Jailson Araújo Carvalho
    20-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73626
  • O ENSINO DE ARTES E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

    Jakslaine Silva da Penha, Débora Cristina de Araujo
    39-59
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73674
  • POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE FAZERES E SABERES ARTÍSTICOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A LUTA CONTRA O RACISMO

    Francisco Souza da Silva, João Batista de Souza Caldas Filho
    60-79
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73519
  • O ENSINO DO TEATRO COMO EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA

    Genice de Fátima Fortunato da Silva Fiaschi, Adriana Vaz
    80-101
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73671
  • A LEI 10.639/03 E A OFICINA DE FOTOGRAFIA: NOTAS SOBRE UM EXPERIMENTO IMAGÉTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Cristiano Cardoso da Silva, Maria Alice Rezende Gonçalves
    102-122
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73648
  • AÇÃO EDUCOMUNICATIVA E A LUTA ANTIRRACISTA DE DOCENTES NEGROS A PARTIR DA MÍDIA WEB RADIO

    Cintia dos Santos, Graziela Fatima Giacomazzo
    123-141
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73601
  • LEI 10639/03 EM AULAS DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

    Maria do Socorro Lacerda Lima, Vanessa Oechsler, Camila Nascimento Azevedo
    142-160
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73692
  • O ESTUDO DAS AFRICANIDADES COMO INSTRUMENTO DE SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRODESCENDENTE

    Meryelle Macedo da Silva, Rafael Ferreira da Silva, Henrique Cunha Junior
    161-178
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73636
  • QUESTÕES DE RAÇA E SANGUE: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA

    Gabriel Ribeiro, Tamerson Bispo Santos
    179-199
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73238
  • O ESPAÇO CURRICULAR DAS DISCUSSÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANALISANDO PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO E PLANOS DE DISCIPLINA

    Fábio Soares da Costa, Leonardo de Moura Maciel
    200-220
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73653
  • CONVERSAS COMPLICADAS NO ENSINO DE QUÍMICA: MANIFESTO POR UM CURRÍCULO [MARIELLE] “FRANCO”

    Franklin Kaic Dutra-Pereira
    221-241
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73679
  • A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NA CAPES (2003-2020)

    Samara Moço Azevedo, Vera Lúcia Vasconcelos, Silvia Alicia Martínez, Maria Clareth Gonçalves Reis
    242-264
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.72760
  • POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS/AS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES DO PORTAL CAPES

    Marina Santos Pereira Santos, Lúcia Isabel da Conceição Silva, Carlos Henrique Garcia de Souza
    265-285
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73819
  • A LEI 10.639/03: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NAS CRIAÇÕES CURRICULARES

    Marcia Oliveira Maciel Franco Reis, Carolina Alonso Morgado, Erica da Silva Teixeira Ferreira
    286-304
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73669
  • A POLÍTICA DE RESERVA DE VAGAS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

    Ilca Dos Santos Freitas, Samira Nathalia Pizza, Sônia Aparecida Siquelli
    305-325
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73735
  • A LEI Nº 10.639/03 E AS DISPUTAS DOS CONTEÚDOS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Nilson de Souza Leal, Cloves Alexandre Castro
    326-347
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.72547
  • REFLEXÕES ACERCA DA LEI 10.639/03: ENTRE O SUJEITO E A EDUCAÇÃO

    Marcos Borges dos Santos Júnior
    348-363
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.71487
  • EDUCAÇÃO DO OLHAR E LEI 10.639/2003

    Valter Filé
    364-377
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73862
  • A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: UM CONTRIBUTO PARA EFETIVAR A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS NA PARAÍBA

    Vilma Helena Malaquias, Ana Claudia Silva Rodrigues
    378-399
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.72000
  • PROPOSIÇÕES DECOLONIAIS SOBRE A TRAJETÓRIA DA MULHER NEGRA NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DAS AULAS DE UMA ELETIVA

    Janneyde Pascoal da Silva, Aldieres Braz Amorim Caprini, Korine Cardoso Santana, Rodrigo Ferreira Rodrigues
    400-417
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.72233
  • A URGÊNCIA DA PRÁTICA EDUCACIONAL ANTIRRACISTA: EDUCAÇÃO DE COMBATE ÀS ESTATÍSTICAS

    Elvis Gomes Marques Filho, Isabel Cristina Gomes Silva, Antonia Marina de Jesus Oliveira, Michael Junior de Oliveira Luz
    418-434
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73608
  • CRIANÇAS NEGRAS COM DEFICIÊNCIA: (RE)COLOCANDO QUESTÕES A PARTIR DAS INTERSECCIONALIDADES

    Saimonton Tinôco, Fernanda Cristina de Souza
    435-451
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73796
  • ENTRE RISOS E AFETOS: MENINOS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA CRIANÇAS, DESDE BEBÊS

    Cleidiane Colins Gomes, Mariana Silva Souza
    452-468
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73462
  • LETRAMENTO RACIAL E A LEI 10.639/03, UMA PONTE HERMENÊUTICA

    Wellington Fernando da Conceição Armandilha, Izabel Cristina Petraglia
    469-486
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73854
  • LETRAMENTO RACIAL E PEDAGOGIA ENGAJADA: LEITURA DE BELL HOOKS E FORMAÇÃO DOCENTE

    Sahmaroni Rodrigues de Olinda
    487-500
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.72534

Entrevistas

  • O NOSSO CONHECIMENTO NINGUÉM TIRA: 20 ANOS DA LEI Nº 10.639/2003 - CARTACONVERSA COM ANIELLE FRANCO

    Anielle Franco, Patrícia Raquel Baroni, Allan de Carvalho Rodrigues, Rafael Ferreira de Souza Honorato
    501-511
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.80203

Relatos de experiências

  • CHILDREN’S INTERNATIONAL SUMMER VILLAGES: A EDUCAÇÃO GLOBAL E A APRENDIZAGEM PELO MÉTODO LEARNING BY DOING

    Alana Gabriele da Silva, Marciana Gonçalves Farinha
    512-521
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.66677
  • SEMANÁRIO BOTÂNICO: UMA ALTERNATIVA PARA AS AULAS PRÁTICAS DE TAXONOMIA VEGETAL DURANTE O ENSINO REMOTO

    Lucas Cardoso Marinho, Maria Fernanda Silva Gomes, Kelly Rafaela Barros Teixeira, Ellen Thamara Sampaio Castro
    522-531
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70859

Resenhas

  • RESENHA DO LIVRO O TEMPO DAS PAIXÕES TRISTES DE FRANÇOIS DUBET

    Lurdete Castelan Novicki, Julia Larissa Borges Barcella
    532-537
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70730
  • O GUIA-INTÉRPRETE E OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA

    Gilnúbia Rosa Mendes da Silva, José Jackson Reis dos Santos, Sidney Soares Silva
    538-545
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.71491

Demanda contínua

  • DESENVOLVIMENTO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: COMO COMPREENDEMOS A ARTE

    Cícero Fernando de Moura Paz, Morgana Domênica Hattge
    546-566
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.69776
  • O PÚBLICO DA PRAÇA DE LEITURA DE BLUMENAU/SC E SUA RELAÇÃO COM O LITERÁRIO

    Patrícia Gonçalves Jorge, Carla Carvalho
    567-586
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70187
  • O IMAGINÁRIO ERÓTICO NA POÉTICA DE REGINE LIMAVERDE: SÍMBOLOS E IMAGENS

    Antônio Marques Pereira Filho, Maria do Socorro Pinheiro
    587-598
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.71939
  • A PALAVRA ESTÉTICA DO CORDEL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

    Fernando Paixão, Lia Machado Fiuza Fialho, Vanusa Nascimento Sabino Neves
    599-615
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.72884