DESENVOLVIMENTO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: COMO COMPREENDEMOS A ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.69776

Palavras-chave:

Ensino de arte, Leitura de imagem, Experiência estética.

Resumo

Como a compreensão do desenvolvimento estético pode contribuir para o ensino de Arte? Os estágios resultantes das teorias do desenvolvimento estético interferem nas experiências proporcionadas pelos mais variados contatos com a arte? É possível universalizar os modos de construção do pensamento estético? Estas são algumas das questões que o presente artigo procura responder, deixando claro que a análise dos relatos das experiências estéticas é mais relevante que o ato de classificar pessoas em “desenvolvidas ou não desenvolvidas esteticamente”. Dialogando com as ideias propostas por Rossi (2009), Parsons (1992), Rodrigues (2008), Couto (2000) e Cruz (2016), entre outros autores, o texto fala da importância do contexto cultural e dos processos de mediação estética para a estimulação da compreensão e desenvolvimento estético, além de apresentar a análise dos relatos de uma atividade de leitura de imagem, realizada com participantes de diferentes idades e níveis de formação, que tinha por objetivo investigar os processos de construção do pensamento estético.

Biografia do Autor

Cícero Fernando de Moura Paz, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Arte-educador do Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI Campus Teresina Central

Morgana Domênica Hattge, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professora do Curso de Pedagogia e do PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado – RS.

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

MOURA PAZ, Cícero Fernando de; HATTGE, Morgana Domênica. DESENVOLVIMENTO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: COMO COMPREENDEMOS A ARTE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 546–566, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.69776. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/69776. Acesso em: 28 mar. 2025.