QUESTÕES DE RAÇA E SANGUE: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73238Palavras-chave:
, Educação científica, Sequência didática, Questões étnico-raciais, Fisiologia humanaResumo
O presente trabalho tem por objetivo propor uma sequência didática (SD), voltada ao ensino de fisiologia humana na Educação Básica e alinhada às questões étnico-raciais, conforme a Lei 10.639/03. O estudo desenvolvido coaduna com a perspectiva de uma educação científica antirracista e crítica, como defendido por Francisco Júnior (2009), Verrangia e Silva (2010) e Pinheiro e Rosa (2018). Para a elaboração da SD nos ancoramos nos trabalhos de Méheut (2004, 2005) e Méheut e Psillos (2004), focalizados em uma abordagem construtivista de ensino que integra dimensões epistemológica e pedagógica. A SD foi orientada para o ensino sobre a circulação e a respiração humana, por meio da compreensão de uma cardiopatia congênita, a tetralogia de Fallot, e do diálogo com questões étnico-raciais que envolvem um dos protagonistas do tratamento científico desta doença, Vivien Theodore Thomas (1910-1985). Concluímos que é possível desenvolver propostas didáticas, no âmbito das ciências morfofuncionais, capazes de valorizar os conhecimentos científicos produzidos pelos filhos da afrodiáspora.
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen Livros, 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Diário Oficial da União, Brasília, 2004.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2003.
BROGAN, Thomas V.; ALFIERIS, George M. Has the time come to rename the Blalock-Taussig shunt?. Pediatric Critical Care Medicine, v. 4, n. 4, p. 450-453, 2003.
CAVALCANTI, Marcello Henrique da Silva; RIBEIRO, Matheus Marques; BARRO, Mario Roberto. Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 4, p. 859-874, 2018.
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Educação anti-racista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadores. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, p. 397- 416, 2008.
GONÇALVES, Marcio. Contribuições das mídias sociais digitais na divulgação científica. In: PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; OLIVEIRA, Eloísa da Conceição Príncipe de (Orgs.). Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científica: transformações em cinco séculos. Brasília: IBICT, 2012, v. 1, p. 168-185.
JESUS, Jeobergna de; PAIXÃO, Marília Costa Santos da; PRUDÊNCIO, Christiana Andrea Vianna. Relações étnico-raciais e o ensino de ciências: um mapeamento das pesquisas sobre o tema. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 28, n. 55, p. 221-236, 2019.
LÓPEZ-MANJÓN, Asunción; ANGÓN, Yolanda Postigo. Representations of the human circulatory system. Journal of Biological Education, v. 43, n. 4, p. 159-163, 2009.
MARIEB, Elaine; WILHELM, Patricia; MALLATT, Jon. Anatomia Humana. 7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
MÉHEUT, Martine. Designing and validating two teaching–learning sequences about particle models. International Journal of Science Education, v. 26, n. 5, p. 605-618, 2004.
MÉHEUT, Martine. Teaching-learning sequences tools for learning and/or research. In: BOERSMA, Kerst et al. (Eds). Research and the Quality of Science Education. Dordrecht: Springer, 2005. p. 195-207.
MÉHEUT, Martine; PSILLOS, Dimitris. Teaching–learning sequences: aims and tools for science education research. International Journal of Science Education, v. 26, n. 5, p. 515-535, 2004.
MOORE, Carlos. Racismo e Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza, 2007.
MUNANGA, Kabengele. (Org). Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
NAVAS, Ana Luiza Gomes Pinto et al. Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento. CoDAS, v. 32, p. 1-3, 2020.
NG, Chin Ting Justin. Vivien Thomas (1910–1985): The Backstage Pioneer and Educator. Journal of Investigative Surgery, v. 27, n. 3, p. 131-138, 2014.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares; ROSA, Katemari. (Org). Descolonizando saberes: a lei 10639/2003 no ensino de ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2018.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 329-344, 2019.
PRESTES, Maria Elice Brzezinski; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Introdução. A importância da história da ciência na educação científica. Filosofia e história da biologia, v. 4, n. 1, p. 1-16, 2009.
PROFESSOR GABRIEL RIBEIRO - UFRB. Derivação Thomas_Blalock_Taussig_LicBio_2020.2. YouTube, 29 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=w3Gco4NqIE0. Acesso em: 20 de outubro de 2022.
RIBEIRO, Gabriel; COELHO DA SILVA, José Luís de Jesus. A imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 23, n. 2, p. 130-158, 2018.
RIBEIRO, Gabriel. Relações étnico-raciais no ensino de Anatomia Humana. Revista Docencia do Ensino Superior, v. 12, p. 1-18, 2022.
SILVA, Erivanildo Lopes; WARTHA, Edson José. Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 2, p. 337-354, 2018.
SILVÉRIO, Florença Freitas; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. O Corpo Humano e o negro em livros didáticos de biologia. Contexto & Educação, v. 34, n. 108, p. 26-41, 2019.
THOMAS, Vivien Theodore. Partners of the Heart: Vivien Thomas and his work with Alfred Blalock: An Autobiography. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.
TIMMERMANS, Stefan. A black technician and blue babies. Social Studies of Science, v. 33, n. 2, pág. 197-229, 2003.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de ciências. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 36, p. 705-718, 2010.
YOUNT, Lisa. Alfred Blalock, Helen Taussig, and Vivien Thomas: Mending Children’s Hearts (Trailblazers in Science and Technology). New York: Chalsea Hause, 2012.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Ribeiro, Tamerson Bispo Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional