CRIANÇAS NEGRAS COM DEFICIÊNCIA: (RE)COLOCANDO QUESTÕES A PARTIR DAS INTERSECCIONALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73796Palavras-chave:
crianças, infâncias, interseccionalidades.Resumo
A relação desigual existente em nosso país entre pessoas negras e não negras afeta adultos e crianças, inclusive as com deficiência. Por esse motivo, é preciso romper com perspectivas homogeneizadoras de “infância” e de “criança” enquanto categorias universais, compreendendo-as em sua historicidade e em seus diferentes contextos sociais. Assim, o presente artigo objetiva (re)colocar a questão do ensino da história e cultura afro-brasileira, especificamente no que se refere à escolarização das crianças negras com deficiência, tensionando o debate que já vem ocorrendo e ampliar as questões colocadas, a partir dos Estudos da Infância, da Deficiência e do Feminismo Negro. Desse modo, compreende-se a urgente necessidade de inclusão da interseccionalidade nas discussões e políticas relacionadas às infâncias, à inclusão escolar e às relações étnico-raciais. É fundamental questionar o silenciamento de vozes de crianças negras com deficiência nas produções acadêmicas, bem como problematizar as condições de violência em que muitas delas estão submetidas. Assim, será possibilitada a ampliação do alcance da Lei nº 10.639, para além da inclusão de conteúdos programáticos em disciplinas específicas e da promoção de comemorações alusivas.
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