LETRAMENTO RACIAL E PEDAGOGIA ENGAJADA: LEITURA DE BELL HOOKS E FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.72534Palavras-chave:
formação docente, comunidade de aprendizagem, pedagogia engajada, Leitura, Letramento racial.Resumo
O trabalho tem como objetivo discutir o letramento racial de licenciandos(as) no grupo de estudos “bell hooks, Pedagogia engajada e formação docente”. Trata-se de perceber como a leitura do mundo e a leitura da palavra se entremeiam, complexificam-se e se ampliam quando em contato com leituras de autores e autoras críticas. Como base teórica, utilizamos os fundamentos de uma pedagogia engajada proposta por bell hooks (2017, 2020a) e Paulo Freire (2020a, 2020b). O trabalho foi elaborado a partir de depoimentos e entrevistas com 8 estudantes dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) cuja participação no grupo de estudos se deu durante o semestre 2022.1, e analisado levando em conta perspectivas que se repetiam nos depoimentos, e diferenças na maneira como cada um(a) figurava o modo como a obra da autora impactou sua leitura de mundo, tendo em vista a ideia de letramento racial (SCHUCMAN, 2012). Como resultados, pudemos perceber no material produzido nas entrevistas que a leitura da educadora feminista negra causou forte impacto no modo como o grupo entendia a docência, e o modo como decidiram se engajar concretamente na formação do grupo como uma comunidade de aprendizagem antirracista, anticlassista e antissexista.
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