O ENSINO DE ARTES E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.73674

Palavras-chave:

Ensino de Artes, ERER, Estágio em Docência, História e cultura afro-brasileira e africana

Resumo

O presente artigo se estrutura sob reflexões e compartilhamentos de práticas educativas desenvolvidas no encontro das disciplinas de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e de Estágio em Docência, respectivamente da graduação e da pós-graduação, a partir da perspectiva de uma docente e, na época, de uma mestranda. Seu objetivo é apresentar e discutir as experiências teórico-metodológicas vivenciadas com estudantes de um curso de Licenciatura em Artes Visuais, tendo a ERER como ponto de partida. Tomando como fundamento metodológico a Autobiografia, na primeira parte, o artigo lança questões sobre a experiência das autoras, duas mulheres negras, em relação ao ensino de Artes. Em seguida provoca questões aos currículos brasileiros, apresentando a disciplina de ERER como um recurso de enfrentamento ao eurocentrismo da educação. Depois apresenta o desenvolvimento teórico-metodológico de uma aula cujo conteúdo foi a arte afro-brasileira. Para além de um relato de experiências, os resultados destacam as potencialidades de uma educação de Artes e um currículo comprometidos com o antirracismo.

Biografia do Autor

Jakslaine Silva da Penha, Universidade Federal do Espírito Santo

Cursa mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Espírito Santo (PPGE/UFES). Possui bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Especialização em Práticas Pedagógicas para Professores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Desenvolve pesquisa nas áreas de educação das relações étnico-raciais e de artes visuais.

Débora Cristina de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação (UFPR), professora de Educação das Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Espírito Santo e vinculada aos Programas de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e em Educação (PPGE) do Centro de Educação da UFES.

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

PENHA, Jakslaine Silva da; ARAUJO, Débora Cristina de. O ENSINO DE ARTES E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 39–59, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.73674. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73674. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS