O ENSINO DE ARTES E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73674Palavras-chave:
Ensino de Artes, ERER, Estágio em Docência, História e cultura afro-brasileira e africanaResumo
O presente artigo se estrutura sob reflexões e compartilhamentos de práticas educativas desenvolvidas no encontro das disciplinas de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e de Estágio em Docência, respectivamente da graduação e da pós-graduação, a partir da perspectiva de uma docente e, na época, de uma mestranda. Seu objetivo é apresentar e discutir as experiências teórico-metodológicas vivenciadas com estudantes de um curso de Licenciatura em Artes Visuais, tendo a ERER como ponto de partida. Tomando como fundamento metodológico a Autobiografia, na primeira parte, o artigo lança questões sobre a experiência das autoras, duas mulheres negras, em relação ao ensino de Artes. Em seguida provoca questões aos currículos brasileiros, apresentando a disciplina de ERER como um recurso de enfrentamento ao eurocentrismo da educação. Depois apresenta o desenvolvimento teórico-metodológico de uma aula cujo conteúdo foi a arte afro-brasileira. Para além de um relato de experiências, os resultados destacam as potencialidades de uma educação de Artes e um currículo comprometidos com o antirracismo.
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